Quatro empresas manifestaram interesse na compra de um ou de
ambos os estaleiros da STX (na Coreia do Sul e em França), disse na sexta-feira
um porta-voz do tribunal de Seul que supervisiona a liquidação da STX Offshore
& Shipbuilding Co Ltd. O porta-voz do Tribunal Central de Seul recusou-se a
comentar os nomes dos licitantes.
As quatro licitantes que entregaram ofertas não vinculativas
na venda foram o grupo francês DCNS, a italiana Fincantieri SpA , a holandesa
Damen Shipyards e um quarto concorrente não coreano, segundo a publicação
sul-coreana M & A Market Insight.
O governo francês, através do ministro da Indústria,
Christophe Sirugue, havia avisado a Coreia do Sul de que se iria opor a
qualquer solução para o estaleiro STX France, que pusesse em causa os
interesses industriais nacionais franceses, segundo informou a Reuters na
quinta-feira, véspera do encerramento do prazo para licitações decretado pelo
Tribunal sul-coreano que julga o processo de insolvência da STX Offshore &
Shipbuilding Co Ltd, que detinha 66,7% da STX France.
O tribunal coreano havia decidido, no mês passado, que o
braço francês tanto poderia ser vendido separadamente da casa mãe, como
incluído no bolo maior. As propostas deveriam ser entregues até 4 de Novembro.
O governo francês, que detém os restantes 33,3% da STX
France, espera fechar um acordo que separa o braço francês da empresa mãe
sul-coreana e permita deixar o Estado francês com uma participação minoritária
de bloqueio. Além da participação na posse, a França também tem poderes
especiais de bloqueio de oferta relacionados com indústrias estratégicas, como
a de defesa.
"Temos duas ferramentas de intervenção e se houver
ofertas que não atendam às nossas aspirações industriais, não hesitaremos em
usá-las", teria dito o ministro Sirugue à Reuters.
Será importante notar que o estaleiro francês em
Saint-Nazaire é rentável, sendo especializado na construção de navios de
cruzeiro, além de ter construído algumas unidades para a Marinha de Guerra
francesa. Segundo disseram alguns analistas, a especialização e tecnologia
disponível no estaleiro francês deverão atrair interesses na sua compra. Ler notícia
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