(Nota: Este artigo foi originalmente escrito e enviado ao gCaptain antes do incêndio do Felicity Ace, cuja causa ainda não é conhecida. Ele foi atualizado para poder incluir comentários sobre este evento e o emergente incêndio Grimaldi/Euroferry em Corfu, no Mediterrâneo).
Qualquer incêndio a bordo de um navio pode ser catastrófico. Muitos dos tipos de incêndios têm procedimentos padronizados de combate aos mesmos, mas instalações inovadoras a bordo ou cargas diferentes levam a novos riscos. Um desses riscos emergentes é o transporte de veículos elétricos (VE) a bordo de navios roll-on/roll-off (ro-ro), em particular.
Já em 2013, o Ministério Federal Alemão dos Transportes, Construção e Desenvolvimento Urbano havia encomendado um estudo para determinar se o transporte de veículos elétricos em navios ro-pax ou ro-ro aumentava o risco de incêndio a bordo. A conclusão foi que o transporte de veículos elétricos (BEV e HEV) resulta em aumento do risco de incêndio. O estudo abordou, adicionalmente, os procedimentos de proteção e combate a incêndios, incluindo uma discussão de medidas adicionais de combate a incêndios a implementar a bordo de navios ro-pax e ro-ro.
“No caso de uma bateria de iões de lítio pegar fogo, é importante notar que tal incêndio atinge temperaturas muito altas, produz gases tóxicos e é inextinguível.”
As recomendações do BMVBS alemão incluíram:
- Os veículos BEV/HEV e FC devem ser transportados em áreas especiais (equipadas com detetores apropriados, equipamentos extintores e agentes extintores). Em caso de incêndio, eventualmente, separação de tais veículos por meio de uma parede de água ou divisórias móveis (persianas).
- A sensibilização das equipas de combate a incêndios deve ser aumentada para os perigos decorrentes dos veículos BEV/HEV e FC e a sua formação deve ser alargada em conformidade.
Em 2016, a DNV-GL divulgou um relatório a abordar incêndios em plataformas de carga ro-ro. Não se concentrou nos veículos elétricos e abordou todos os fatores relacionados a incêndios de carga ro-ro em dezoito incidentes. As recomendações incluíam:
- A libertação rápida do sistema fixo de extinção de incêndios é importante, especialmente para decks Ro-Ro abertos, onde a janela de oportunidade pode ser inferior a 10 a 15 minutos.
- O deslocamento da carga representa um risco. Pelo menos para carga Ro-Ro e porta-automóveis, deve-se considerar uma melhor segurança da carga e roteamento climático.
- Deve ser desenvolvida uma política sobre como lidar com veículos movidos a combustíveis alternativos, se aplicável (know-how sobre a estratégia/desafios corretos de combate a incêndios), embora isso não seja identificado como um risco importante (é um risco desconhecido).
A identificação da DNV-GL de “deslizamento de carga representa um risco” e é, particularmente, pertinente no transporte de veículos elétricos. O diagrama abaixo do Journal of The Electrochemical Society analisa quatro condições que podem levar à fuga térmica da bateria de iões de lítio (LIB) – uma das quais é o abuso mecânico. Por outras palavras, basta haver falha de amarrações (peação) durante a viagem marítima, que o deslizar de uma carga de EV pode originar uma fuga térmica e daí resultar um incêndio.
À medida que os veículos elétricos se tornam mais comuns, eles são cada vez mais transportados por via marítima. Embora não esteja especificamente implicado em vários incêndios ro-ro recentes, os perigos das baterias, em geral, foram identificados pela Guarda Costeira dos EUA, no Alerta de Segurança Marítima 06-20, Reconhecimento de Riscos de Incêndio e Armazenamento Adequado de Carga em Embarcações RO-RO, e por várias organizações de proteção e indemnização, incluindo os clubes Britannia e UK P&I.
A fonte do USCG MSA e os artigos do clube P&I são principalmente relatórios de acidentes de incêndios, entretanto, ocorridos. Assim como o relatório DNV-GL de 2016, os relatórios de acidentes recentes são usados para obter informações sobre como incidentes semelhantes podem ser evitados. Infelizmente, o acesso a esses relatórios não é uma garantia, pois fica a critério do estado de bandeira que os investigou. Conforme observado na imagem principal acima, o relatório de acidente do Sincerity Ace foi submetido à IMO há um ano, mas ainda não está disponível publicamente no estado de bandeira – Panamá. Supõe-se que este incêndio de carga ro-ro – que provocou cinco mortes – pode estar relacionado a EV.
Outras informações sobre como os incêndios de EV e LIB podem ser combatidos podem ser encontradas fora da indústria marítima. A National Fire Protection Association (NFPA) produziu um Guia de Campo de Emergência para Veículos Elétricos que aborda a resposta de emergência de VE para socorristas em terra. Infelizmente, muitos dos procedimentos e recomendações podem não ser aplicáveis no mar, devido à estiva e espaço.
Há um interesse contínuo em incêndios de EV e LIB no transporte. O Conselho de Pesquisa de Transporte dos EUA financiou um estudo para 2022 observando que “os riscos de incêndio em baterias de iões de lítio são atualmente subestimados em operações de trânsito”. Mais recentemente, o Ship Operations Cooperative Program (SOCP) organizou uma apresentação do capitão Jim Staples da Ocean River LLC, “Entendendo o risco ao transportar veículos elétricos num navio”, no passado dia 17 de fevereiro.
Notas:
BEV – Battery Electric Vehicles;
EV – Electric Vehicles;
FC – Fuel Cell;
HEV – Hybrid Electric Vehicles;
LIB – Lithium-Ion Battery;
PHEV – Plug-in Hybrids.
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