6 de fevereiro de 2022

Relatório perspetivo para o petróleo mundial 2021/2045

O World Oil Outlook (WOO) da OPEP faz parte do compromisso da Organização com a estabilidade do mercado. A publicação é um meio de destacar e aprofundar a compreensão dos muitos possíveis desafios e oportunidades futuras para a indústria do petróleo. É também um canal para incentivar o diálogo, a cooperação e a transparência entre a OPEP e outras partes interessadas do setor.

O World Oil Outlook (WOO) apresenta as análises e projeções de médio a longo prazo da OPEP para a economia global, procura por petróleo e energia, fornecimento de líquidos e refinação de petróleo, bem como questões de política e tecnologia relacionadas. Isso inclui a análise dos vários vínculos do setor de energia e respetiva dinâmica de mudança. A análise detalhada nesta perspetiva inclui desagregações por região, setor e prazos. O período de previsão nesta 15ª edição do Outlook estende-se até 2045 e as perspetivas de curto prazo são consistentes com a edição de julho de 2021 do Relatório Mensal do Mercado de Petróleo da OPEP (MOMR).

São evidentes os sinais de forte recuperação económica, após a crise induzida pelo COVID-19, nas taxas de crescimento trimestrais, desemprego em declínio, otimismo nos negócios e avaliações do mercado de ações, havendo, também, um enorme potencial para uma recuperação consistente e prolongada, à medida que a procura insípida foi ultrapassada, auxiliada pelo efeito duradouro de enormes pacotes de estímulo e infraestrutura. Por outro lado, persistem as preocupações sobre o ritmo e a trajetória dessa recuperação, a disseminação de variantes do COVID-19, a inflação crescente e como desfazer os programas maciços de flexibilização quantitativa lançados por muitos bancos centrais, que ajudaram a sustentar a recuperação.

A OPEP, juntamente com outros países participantes do DoC, demonstrou o seu valor na ajuda à estabilização do mercado em circunstâncias sem precedentes durante a pandemia e respetivas consequências, estendeu a decisão da 10ª Reunião Ministerial da OPEP e não-OPEP (abril de 2020) até o final de 2022.

O impacto da pandemia e os mecanismos de resposta que têm vindo a ser desenvolvidos terão um impacto considerável no crescimento económico a médio prazo. É muito cedo para julgar todas as consequências, mas algumas tendências e dinâmicas já podem ser discernidas.

Uma tendência importante que começou de antemão, mas se acentuou durante a pandemia é o movimento em direção a uma economia global mais localizada e menos entrelaçada. Outra consequência importante da pandemia foi o rápido aumento dos níveis de dívida global. O estímulo fiscal e monetário, incluindo garantias, representa cerca de US$ 24 centenas de milhar de milhões. Os desafios relacionados à escalada dos níveis de dívida tornaram-se uma preocupação crescente, principalmente devido aos receios de inflação em 2021 e o potencial aumento das taxas de juros e níveis de impostos futuros. Além disso, há a queda em viagens e turismo, não se sabendo por quanto tempo poderá perdurar, bem como o potencial de melhorar a produtividade do impulso induzido pela pandemia para a digitalização e a inteligência artificial (IA).

Leia o relatório da OPEP World Oil Outlook clicando AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário