Um ataque de ransomware sem precedentes (ataque usado por hackers para bloquear o serviçi informático, para, depois, exigir resgates milionários) atingiu o sistema de informações de gestão (MIS) do Jawaharlal Nehru Port Container Terminal (JNPCT) da Índia. O JNPCT é uma das cinco principais instalações marítimas em Nhava Sheva, principal porta de entrada de contentores na Índia.
O ataque de ransomware foi detetado, inicialmente, ontem e, segundo fontes, a autoridade do porto tem se esforçado para restaurar os sistemas operacionais cruciais.
A situação obrigou o JNPCT a desviar navios para outros terminais no porto localizado próximo a Mumbai. O JNPCT, o terminal mais antigo do porto público, é administrado e supervisionado pelo proprietário do porto, enquanto os restantes são, supostamente, licenciados para algumas concessionárias privadas, como a APM Terminals e a DP World, especialmente, seguindo um padrão construir-operar-transferir.
Uma fonte da indústria naval mencionou que o sistema não está operacional e o JNPCT não tem certeza de quando poderá ser restaurado com sucesso. Vai demorar pelo menos 3-4 dias.
O JNPCT foi colocado para privatização pela autoridade portuária como parte do National Monetization Pipeline (NMP) do governo indiano. Como resultado, a utilização da capacidade caiu de mais de 100% no EF17 para menos de 50%.
Sem comentários:
Enviar um comentário