Tilbury recebeu o primeiro-ministro no que é o mais recente porto do Reino Unido (Tilbury2) para o inaugurar, oficialmente.
Boris Johnson fez uma visita guiada pelo maior terminal de ferries de carga do país, o local que se tornará o maior terminal de processamento de construção da Grã-Bretanha e a nova infraestrutura de fronteira, além de conhecer os principais trabalhadores, aprendizes e clientes do porto, como a P&O Ferries e a Tarmac.
No aniversário de dois anos da saída do Reino Unido da UE, o primeiro-ministro recebeu uma visão geral dos sistemas apoiados por tecnologia que simplificam a passagem da fronteira, como o reconhecimento de placas e o posto de controlo de fronteira de 12 baias, que abrigará as agências do governo que fazem verificações físicas.
O terminal portuário movimenta contentores e reboques com exportações e mercadorias importadas, incluindo alimentos, bebidas e suprimentos médicos de, e para, a Europa continental na movimentada rota de carga Tilbury – Zeebrugge da P&O Ferries.
O site também lida com o novo serviço ferroviário refrigerado da Tesco para o principal centro de carga da Escócia, no Porto de Grangemouth.
Tilbury2 é um investimento de 250 milhões de libras do Forth Ports Group numa antiga estação de energia com 160 acres. Quando estiver totalmente operacional dentro de dois meses, o terminal de materiais de construção da Tarmac (CMAT) usará um sistema de transporte de agregados com 2 km de comprimento e um terminal ferroviário capaz de suportar os comboios de carga mais longos a 775 m, o que significa que os materiais de construção podem ser entregues com eficiência, do navio até o terminal, para processamento e antes de passar para projetos de construção e esquemas de infraestrutura pública como HS2, sem necessitar do recurso de transporte rodoviário pesado.
Boris Johnson, disse: “Foi uma honra inaugurar oficialmente o Tilbury2, o mais novo porto do Reino Unido, e reunir-se com os principais trabalhadores no local.
“Os portos livres estão a impulsionar o comércio, o investimento e os empregos em todo o país e ajudam a capitalizar as nossas recém-descobertas liberdades do Brexit”.
Charles Hammond OBE, CEO da Forth Ports, disse: “Tilbury2 é uma história de sucesso nacional. Financiado pelos britânicos e construído pelos britânicos para uma empresa britânica em rápido crescimento e entregue durante o auge da pandemia.
“O florescente cluster de logística em Tilbury foi impulsionado pelo status de Thames Freeport e está preparado para fazer parte do futuro global da Grã-Bretanha, à medida que procuramos impulsionar o crescimento sustentável, com manufatura, logística de próxima geração e geração de energia limpa no seu centro”.
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