9 de fevereiro de 2022

Harvey Gulf anunciou a operação do 1º PSV neutro em carbono

Ontem, a Harvey Gulf International Marine anunciou que começou a operar um dos seus navios tri-combustível, exclusivamente, com energia de bateria e gás natural liquefeito renovável (RLNG), com combustível diesel como backup, dando mais um passo de se tornar o primeiro ESG – operador certificado (ambiental, social e de governança) de navios de petróleo e gás.

O RLNG é o gás recapturado de suínos e leiteiros de porcos e vacas (biogás). O uso do RLNG permite que os clientes que fretam os navios RLNG, duplo e tri-combustível, da empresa obtenham um Certificado Neutro de Carbono para as suas operações relacionadas com embarcações.

"Sempre soubemos que chegaria o dia em que investidores e clientes exigiriam navios de abastecimento de plataforma de baixa ou, neste caso, neutros em carbono e com emissão zero", disse o CEO Shane Guidry em comunicado. Afirmando serem os únicos que estão a operar desta forma nos Estados Unidos, a menos que os concorrentes pretendam construir novos navios de GNL bi-combustível ou tri-alimentados como estes a um custo de US$ 113 milhões por navio.

Na sua alocução,, continuou Guidry: "Hoje, possuímos cinco embarcações de abastecimento de plataforma de 310', todas capazes de operar com carbono neutro utilizando gás natural liquefeito renovável. Que estão aptos a atender às necessidades das plataformas de perfuração enquanto queimam combustível neutro em carbono."

O RLNG neutro em carbono consumido a bordo é uma mistura de biometano de baixa intensidade de carbono (CI) proveniente das indústrias suína e bovina. O metano natural produzido a partir dos resíduos/subprodutos dos setores de suínos e laticínios é recuperado por meio de digestores de biomassa. O processamento dos resíduos e a extração do metano resulta em gás renovável com pontuação negativa de intensidade de carbono (CI).

Por meio da mistura no terminal de abastecimento de GNL da Harvey Gulf (o único nos EUA), a empresa pode obter uma queima líquida de combustível neutro em carbono zero, em que o RLNG de baixa pontuação CI é misturado com o GNL disponível localmente, disse a HGIM. Um exemplo seria a mistura de GNL de origem local com uma pontuação CI de +80LNG com RLNG com uma pontuação CI de -440, a mistura líquida zero seria na proporção de 5,5:1.

Por meio destes processos inovadores, a empresa pode continuar a apoiar os seus clientes no cumprimento dos seus compromissos ambientais, acrescentou.

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