Um meganavio da Maersk encalhou no Mar do Norte ao largo da Alemanha, não muito longe da ilha turística de Wangerooge.
A gigante marítima dinamarquesa confirmou que o seu M/V Mumbai Maersk encalhou ao largo de Bremerhaven e que estão em andamento esforços para reflutuar o navio.
Toda a tripulação está segura, não há poluição e nem sinal de rotura do casco.
A entrada do Porto de Bremerhaven, um dos maiores portos da Europa, não foi condicionada.
Uma flotilha de rebocadores tentará reflutuar a embarcação na próxima maré alta por volta da meia-noite, que deve estar cerca de meio metro acima do normal. Uma primeira tentativa de reflutuação do navio foi abortada.
O Mumbai Maersk vinha de Roterdão para Bremerhaven quando encalhou durante a sua aproximação ao rio Weser, na Alemanha, por volta das 23h05, na quarta-feira à noite, de acordo com a agência de emergência marítima da Alemanha Havariekommando.
Construído em 2018, o MV Mumbai Maersk é um dos maiores navios do mundo, com 399 metros de comprimento e capacidade para 19.630 TEU. O navio está registado na Dinamarca.
A declaração da Maersk sobre o incidente está abaixo:
“Confirmamos que em 2 de fevereiro, por volta das 23:00 CET, o Mumbai Maersk encalhou ao largo de Bremerhaven, na Alemanha. Toda a tripulação está segura, não há poluição e nenhum sinal de rotura do casco. A embarcação está encalhada num local raso e, como tal, a entrada do porto não está obstruída e as operações portuárias estão a funcionar normalmente. Partido da Ásia, o navio fez a sua última escala no porto de Roterdão e navegava para Bremerhaven. O navio iria descarregar e, consequentemente, a carga destinada a Bremerhaven ainda está a bordo, juntamente com a carga destinada aos países escandinavos.
“Foi realizada, sem sucesso, uma primeira tentativa de libertar o navio. Rebocadores extras estão a ser posicionados e uma nova tentativa será tentada na próxima preia-mar por volta da meia-noite de 3 de fevereiro.”
O Mumbai Maersk está carregado com 7.380 contentores, segundo fonte familiarizada com a situação.
Uma atualização da Havariekommando disse que dois rebocadores de salvamento especializados, Union Sovereign e Union Manta, estão a caminho do local. Lembra-se que, no início desta semana, o Sovereign foi o principal rebocador envolvido no resgate do graneleiro Juliette D, que partiu a amarra em IJmuiden, na Holanda, e, por pouco, não encalhou.
O incidente com o Mumbai Maersk sucede perto da ilha alemã de Wangerooge, parte do arquipélago das Ilhas Frísias (também conhecidas como Ilhas Wadden), preocupando os seus habitantes e reacendendo memórias do MSC Zoe, que perdeu cerca de 342 contentores no mar, debaixo de temporal, não muito longe deste local, em janeiro de 2019. Esse incidente originou um desastre ambiental para a cadeia de ilhas, altamente dependente do turismo, pois os contentores e restantes detritos foram espalhados pela costa. Uma investigação sobre o incidente também levou as autoridades holandesas a alertar sobre os riscos de grandes navios porta-contentores de grandes dimensões que seguem rotas marítimas de fundos rasos, perto das ilhas, especialmente em períodos de mau tempo.
Por enquanto, parece que as condições climatéricas estão favoráveis para o Mumbai Maersk e seus salvadores, mas as previsões apontam para que o vento aumente a partir de sexta-feira e no fim de semana.
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