O volume de carga manipulado
continua sendo um importante indicador de desempenho para os portos. Apesar dos
indicadores relacionados ao desempenho logístico, sustentabilidade, inovação e
impacto económico estejam entre os factores de avaliação do desempenho
portuário, continua relevante avaliar o volume de carga operado por cada porto
ao longo do tempo. A tabela mostra os 15 principais portos de contentores da
União Europeia em 2018, com base no volume de TEUs. O gráfico também espelha o
crescimento em comparação a 2017 e ao ano anterior à crise de 2007.
No ano passado, os 15
principais portos registaram um crescimento de 4,8%, muito idêntico ao de 2017,
4,6%. Em 2015, os 15 principais portos tinham registado um pequeno declínio de
1,6% em relação a 2014 e há 2 um crescimento modesto de 2,1%. O ano de 2018
trouxe um crescimento de dois dígitos em Gdansk, Pireu e Barcelona, enquanto
o centro de transbordo do Mediterrâneo, Gioia Tauro, sofreu uma queda de 6% nos
volumes operados. Os portos alemães de Hamburgo e Bremerhaven registaram uma
pequena perda de tráfego, enquanto a movimentação em Le Havre e Génova
estagnou. Na trajectória de crescimento dos últimos anos, mantêm-se os portos
de Roterdão e Antuérpia, com um crescimento de 5,7% e 6,2%, respectivamente.
Valência, o maior porto de contentores do Mediterrâneo, apresenta um
crescimento semelhante.
Os 15 principais portos
combinados tiveram um aumento de 26% no tráfego de contentores comparado ao ano
anterior à crise de 2007. Apenas dois dos 15 registaram, em 2018, volumes inferiores
a 2007: Gioia Tauro e Hamburgo.
Gdansk na Polónia entrou no
top 15 graças aos impressionantes números de crescimento anuais de mais de 23%
em 2018 e 21,6% em 2017. É a primeira vez que um porto do Báltico chega ao top
15 da UE. Com uma produção de 1,75 milhões de TEU, Sines em Portugal perdeu
lugar entre os 15 melhores, apesar de ter crescido 5% em 2018. Sines tinha
chegado ao top 15 apenas em 2016 ocupando o local anteriormente ocupado pelo
porto belga de Zeebrugge. O top 4 permaneceu inalterado em 2018, apresentando
apenas os portos da chamada faixa Hamburg-Le Havre. No entanto, Valência, Pireu
e Algeciras estão a aproxima-se, rapidamente, de Bremerhaven. É provável que um
porto do sul da Europa entre no top 4 em 2019 ou 2020, o mais tardar.
Finalmente, vale a pena mencionar que o porto marroquino de transbordo
de Tanger Med movimentou 3,47 milhões de TEU em 2018. Com a entrada em
funcionamento da nova capacidade deste terminal de contentores, a Tanger Med
continua a ser um importante concorrente dos pólos europeus na região do
Estreito de Gibraltar, como Algeciras, Valência e Sines.Fonte
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