15 de fevereiro de 2019

Hong Kong deixa top 5 mundial


O porto de Hong Kong, que chegou a competir com o rival Singapura pelo domínio global, saiu, agora, de entre os cinco principais terminais de contentores com mais movimento do mundo, pela primeira vez, segundo revelam os dados relativos a 2018.
O movimentado centro financeiro do sul da China deve a sua própria existência à sua localização ideal como porto, uma pedra angular do notável crescimento de uma cidade cujo nome significa "porto perfumado". Manteve-se entre os mais movimentados do mundo nas últimas quatro décadas, tendo dominado nos anos 90 e início dos anos 2000, com a abertura da economia chinesa.
Desta feita, no ano passado, o porto de Hong Kong ficou em 7º lugar, confirmando um declínio aparentemente inexorável no ranking mundial, lutando contra o crescente domínio dos portos chineses continentais e a resiliência de Singapura, que consegue a proeza de se manter entre os maiores.
Neil Davidson, especialista da Drewry Shipping Consultants, disse que foi a primeira vez que Hong Kong caiu abaixo dos cinco primeiros desde que se deu início à compilação de dados portuários globais em 1979. "Por muitos anos, até à década de 1990, Hong Kong foi realmente o único porto que serviu de modo efectivo o sul da China, já que os portos da China continental estavam subdesenvolvidos".
"Desde então, os portos continentais chineses, como Shenzhen e Guangzhou, tiveram uma enorme expansão e investimento em modernas instalações, tendo-se tornado concorrentes muito mais eficazes perante Hong Kong. Os compilados pela Drewry para 2018 mostram que Hong Kong movimentou 19,64 milhões de unidades equivalentes a 20 pés (TEUs), bem abaixo dos 23,54 milhões movimentados em 2006. 

Esse nível de movimentação é menos de metade da do líder mundial Xangai, com 42,01 milhões de unidades, e ficando muito atrás do segundo lugar, ocupado pelo porto de Singapura, com 36,6 milhões de unidades.
Os portos chineses de Ningbo e Shenzhen já haviam superado Hong Kong, mas no ano passado acabaram por ser eclipsados ​​por outros dois – o de Busan, na Coreia do Sul, e Guangzhou (Cantão).
Quando Hong Kong era o porto mais movimentado do mundo (em 2004), foi visitado por mais de 150 mil navios, um número que hoje caiu pela metade, segundo a Bloomberg News.
Ao contrário da maioria dos principais portos chineses, onde o Estado possui ou desempenha um papel proeminente, as instalações portuárias de Hong Kong são totalmente privadas.
Davidson diz que os portos da China continental se tornaram mais atraentes devido aos custos mais baixos de mão-de-obra portuária e porque estão mais próximos das fábricas e podem receber navios maiores.
Fonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário