O porto de Hong Kong, que chegou
a competir com o rival Singapura pelo domínio global, saiu, agora, de entre os
cinco principais terminais de contentores com mais movimento do mundo, pela
primeira vez, segundo revelam os dados relativos a 2018.
O movimentado centro
financeiro do sul da China deve a sua própria existência à sua localização
ideal como porto, uma pedra angular do notável crescimento de uma cidade cujo
nome significa "porto perfumado". Manteve-se entre os mais movimentados
do mundo nas últimas quatro décadas, tendo dominado nos anos 90 e início dos
anos 2000, com a abertura da economia chinesa.
Desta feita, no ano passado,
o porto de Hong Kong ficou em 7º lugar, confirmando um declínio aparentemente
inexorável no ranking mundial,
lutando contra o crescente domínio dos portos chineses continentais e a resiliência
de Singapura, que consegue a proeza de se manter entre os maiores.
Neil Davidson, especialista
da Drewry Shipping Consultants, disse que foi a primeira vez que Hong Kong caiu
abaixo dos cinco primeiros desde que se deu início à compilação de dados portuários
globais em 1979. "Por muitos anos, até à década de 1990, Hong Kong foi
realmente o único porto que serviu de modo efectivo o sul da China, já que os
portos da China continental estavam subdesenvolvidos".
"Desde então, os portos
continentais chineses, como Shenzhen e Guangzhou, tiveram uma enorme expansão e
investimento em modernas instalações, tendo-se tornado concorrentes muito mais
eficazes perante Hong Kong. Os compilados pela Drewry para 2018 mostram que
Hong Kong movimentou 19,64 milhões de unidades equivalentes a 20 pés (TEUs), bem
abaixo dos 23,54 milhões movimentados em 2006.
Esse nível de movimentação é
menos de metade da do líder mundial Xangai, com 42,01 milhões de unidades, e ficando
muito atrás do segundo lugar, ocupado pelo porto de Singapura, com 36,6 milhões
de unidades.
Os portos chineses de Ningbo
e Shenzhen já haviam superado Hong Kong, mas no ano passado acabaram por ser
eclipsados por outros dois – o de Busan, na Coreia do Sul, e Guangzhou
(Cantão).
Quando Hong Kong era o porto
mais movimentado do mundo (em 2004), foi visitado por mais de 150 mil navios,
um número que hoje caiu pela metade, segundo a Bloomberg News.
Ao contrário da maioria dos
principais portos chineses, onde o Estado possui ou desempenha um papel
proeminente, as instalações portuárias de Hong Kong são totalmente privadas.
Davidson diz que os portos da China continental se tornaram mais
atraentes devido aos custos mais baixos de mão-de-obra portuária e porque estão
mais próximos das fábricas e podem receber navios maiores.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário