4 de fevereiro de 2019

Alfândega de H. K. regista apreensão recorde de pangolim (vídeo)


Oito toneladas de escamas de pangolim e mais de mil presas de elefante foram apreendidas num contentor de transporte marítimo em Hong Kong, segundo as autoridades. O contentor, proveniente da Nigéria e com destino ao Vietname, era dito transportar carne bovina congelada, tendo sido revistado depois de uma denúncia. Além de carne e sacos de gelo que dissimulavam o conteúdo, foram encontrados 8.300 kg de escamas de pangolim e 2.100 kg de presas de marfim.
A carga ilegal teria um valor estimado de cerca de US $ 8 milhões. Um homem e uma mulher de uma empresa comercial foram presos, segundo a alfândega, em relação com o caso.
O pangolim é considerado o mamífero mais traficado do mundo, sendo contrabandeado a partir de países em África em grandes quantidades. A razão aparente para este tráfico tem a ver com a crença, nalgumas regiões da Ásia, de que as escamas do pangolim têm valor medicinal.
As escamas, constituídas por queratina, o mesmo material que compõe as unhas e cabelos humanos, são procuradas por propriedades medicinais não comprovadas. Cerca de 100.000 pangolins são retirados todos os anos da natureza e enviados para o Vietname e China.
Isso está a provocar que a espécie se encontre em perigo de extinção.
Fonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário