6 de fevereiro de 2019

Operadoras feeders do norte da Europa enfrentam futuro incerto


A quota de mercado do Norte da Europa para as operadoras independentes de shortsea e feeder caiu de 66% para 44% na última década, à medida que as transportadoras marítimas realizam cada vez mais os seus próprios transbordos na região.
O analista Alphaliner comparou os dados de todas as tonelagens implantadas nas rotas intra-Norte da Europa entre 2009 e 2019, revelando que a capacidade total implantada diminuiu de 164.000 TEUs para apenas 117.000 TEUs no período de 10 anos.
"Algumas operadoras reduziram as suas operações enquanto vários players já estabelecidos pararam as suas operações ou foram absorvidos por outras operadoras", disse a Alphaliner.
A operadora feeder baseada em Hamburgo, a Team Lines, é a última vítima, ao anunciar, na semana passada, que deixaria de operar no dia 11 de Fevereiro.
A analista observou que o desaparecimento da Team Lines junta-se à perda de várias outras linhas europeias na última década, incluindo a Baltic Container Lines, a Intermarine, a United Feeder Services, a Feederlink, a Tschudi Lines e a MacAndrews, que foi consolidada sob a marca Containerships.
Na verdade, a Alphaliner observou que a Team Lines havia “desfrutado de um suporte substancial” da Hamburg Süd antes da sua aquisição pela Maersk Line em Dezembro de 2017. E de acordo com outra fonte da indústria, outros clientes notáveis ​​da Team Lines com volumes regulares significativos nos últimos anos incluíam a UASC, OOCL e K Line – todos eles agora consolidados.
Os operadores feeder do norte da Europa agora têm apenas meia dúzia de clientes de navios de transporte marítimo e que, na prática, poderão ser reduzidos sob pressão do oligopólio das linhas principais das alianças Ocean e THE, com os parceiros da 2M Maersk e MSC a fazerem acordos separados.
Além disso, os operadores feeder foram atingidos pela decisão das alianças de expandir a sua cobertura com mais escalas directas. As suas rotas, inicialmente baseadas em quatro ou cinco escalas por viagem, no norte da Europa, foram ampliadas para incluir ligações directas noutros portos, o que, devido à nova norma de 12 navios por loop e mais slow-steaming, pode ser facilmente conseguido.
E mesmo que sucedam maiores atrasos na carga, ao expandirem a sua cobertura por mais portos, retransmitem os contentores ao próximo navio da linha principal disponível, acabando por eliminar os dispositivos de alimentação ad-hoc, mais lucrativos, que geravam valiosa receita para os especialistas.
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