Dezenas de navios que
transportam carvão e minério de ferro para a China estão presos fora dos portos
a aguardar pela descarga, de acordo com dados conhecidos, com os comerciantes a
culpar as autoridades aduaneiras e portuárias por demorarem mais do que o
habitual para libertar as importações.
Dados do Refinitiv mostram que
na sexta-feira eram mais de 300 graneleiros actualmente parados, à espera para
entregar a sua carga na China. Embora seja transversal a todas as cargas
transportadas, os navios graneleiros mais afectados são os que transportavam
carvão e minério de ferro da Austrália, segundo as informações disponíveis.
Embora sejam normais alguns
congestionamentos, especialmente quando a China entra na paralisação do mercado
para o feriado de Ano Novo Lunar, um corretor de navios e um comerciante a
granel disseram que o atraso aumentou, significativamente, na semana passada.
Funcionários da
administração alfandegária da China não responderam imediatamente às
solicitações da Reuters para comentários via telefone ou fax.
Os portos mais afectados
pela desaceleração são Dalian, Huanghua, Jingtang, Lanshan, a zona de Ningbo e
Zhoushan, Qingdao, Qinhuangdao, Shantou e Yingkou, de acordo com os dados do
Refinitiv.
Embora as próximas férias da
China (Ano Novo Lunar) sejam universalmente observadas e interrompam efectivamente
a maioria dos negócios na segunda maior economia do mundo por uma semana, os
comerciantes disseram que não deve ter sido essa a razão que afectou a
alfândega nesta semana.
IMPACTO DO MERCADO POTENCIAL
Os observadores do mercado
previram que, no caso de atrasos prolongados no processamento das importações
nos portos, os preços do carvão doméstico poderiam subir.
No carvão térmico, os
futuros de carvão da China caíram no início de Janeiro, mas voltaram a subir 5%
(US $ 88,06) por tonelada. O carvão metalúrgico chinês e os contratos futuros
de minério de ferro também estão a recuperar, já que a redução das importações
estreitou o mercado doméstico.
Enquanto isso, o preço das
cargas de carvão térmico para exportação do porto australiano de Newcastle caiu
5,1% em relação ao valor a 15 de Janeiro, para US $ 96,15 por tonelada.
A China cortou as importações de carvão em Dezembro passado, seguindo as
indicações de Pequim de intenção de diminuir a queima e melhorar o nível de
emissões poluentes. Os dados do transporte mostram que o fornecimento de carvão
australiano caiu para 5,9 milhões de toneladas em Dezembro, queda de metade em
relação aos níveis mensais em meados de 2018.Fonte
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