A frota de navios de GNL
expandiu-se rapidamente em 2018, tornando-se tecnologicamente mais avançada e
diversificada.
No entanto, a frota global
deverá continuar a crescer em 2019, atendendo à evolução dos preços spot (com
taxas no final do ano passado subindo acima dos US $ 200 mil por dia) e poder
atender à crescente procura – em grande parte impulsionada pelo aumento dos
fluxos de GNL para a Ásia – e responder à nova onda de oferta esperada, resultante
de projectos de exportação pós-2020, aguardando decisão final de investimento
(FID).
O livro de encomendas de navios
GNL está agora em alta, de acordo com dados da Cleaves Securities. Os pedidos
foram feitos, principalmente aos estaleiros coreanos, nos últimos seis meses,
liderados pelos gregos. Apesar do grande número
de encomendas, a Cleaves
observou, no seu relatório mais recente, que o livro de pedidos apenas representa
23% da frota existente.
A tecnologia de transporte
de GNL está a evoluir muito rapidamente, trazendo maior eficiência na
comercialização, ajudando a estender as cadeias de abastecimento a novas áreas
de procura e permitindo que o GNL se torne mais comoditizado.
O aumento da capacidade de liquefacção
nos Estados Unidos até 2020 continuará a ser um dos principais impulsionadores
da procura e das taxas de frete spot,
enquanto o crescimento do apetite por gás e da expansão dos terminais de GNL,
provavelmente, resultará em procura adicional e maior sazonalidade, tornando a
flexibilidade de transporte ainda mais necessária.
Também a Qatar Petroleum
(QP) deverá encomendar 60 novos navios-tanque de gás natural liquefeito (GNL)
para atender a novos clientes quando aumentar a sua capacidade anual das atuais
77 milhões de toneladas para 110 milhões de toneladas, depois de construir
quatro instalações de liquefacção até 2024.
A Maran Gas Maritime, unidade empresarial do grego Angelicoussis
Shipping Group, assinou a semana passada, com a Daewoo Shipbuilding &
Marine Engineering (DSME), um contrato para construir dois navios de transporte
de gás natural liquefeito (GNL) por cerca de US $ 380 milhões.Fonte
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