A Grécia manteve-se como a
maior nação armadora do mundo, com o valor total da frota do país a ultrapassar
os US $ 105 mil milhões, de acordo com a classificação das dez principais nações
de armadores da VesselsValue, em 2019.
O aumento de US $ 5,64 mil milhões
do valor da frota das empresas gregas, em relação a 2018, foi o segundo maior
entre os dez principais países, apenas perdendo pelo conseguido pela China (US
$ 6,3 mil milhões). O Japão permaneceu em segundo lugar, com um valor total de
US $ 94,72 mil milhões –US $ 89,12 mil milhões em 2018 – e a China ficou em
terceiro lugar com US $ 90,88 mil milhões.
Os Estados Unidos caíram do quarto
posto conseguido em 2018, para sexto neste ano, com o valor total da frota do
país caindo de quase US $ 47 mil milhões para cerca de US $ 44,52 mil milhões,
a maior perda entre os dez países presentes na tabela. A Alemanha, que perdeu
cerca de US $ 1.800 milhões em valor, para US $ 31,46 mil milhões, e a
Dinamarca, que caiu cerca de US $ 700 milhões, para US $ 23 mil milhões,
permaneceram em sétimo e décimo, respectivamente.
Singapura (US $ 49,97 mil milhões)
e Noruega (US $ 48,85 mil milhões) ultrapassaram os EUA, ficando com os quarto
e quinto lugares, respectivamente.
No geral, os 10 principais
países adicionaram um valor combinado de US $ 17,6 mil milhões ao valor total
da frota dos 10 aqui classificados.
A frota de porta-contentores
da China (US $ 17,29 mil milhões) permaneceu como a frota de contentores mais
valiosa, embora tenha registado a maior queda no valor contabilístico, perdendo
US $ 2.500 milhões em relação a 2018. A frota de porta-contentores da Alemanha
permaneceu a segunda mais valiosa (US $ 16,42 mil milhões) apesar de ter
depreciado US $ 1.700 milhões.
O valor da frota de porta-contentores
de Singapura subiu para US $ 10,15 mil milhões (US $ 5,38 mil milhões em 2018),
o maior aumento no valor da frota deste tipo, elevando o país de sexto para
terceiro nesta categoria. Este aumento ficou a dever-se à fusão dos operadores japoneses
de contentores ONE, que localizaram a empresa em Singapura", diz o
relatório VesselsValue.
O Japão (US $ 10,113 mil milhões),
pelo contrário, caiu para o lugar abaixo de Singapura, pelo movimento da ONE
acima descrito. O mercado de porta-contentores da Dinamarca permaneceu forte,
com um valor de US $ 8.988 milhões, ficando em quinto entre os países da lista
dos 10 melhores.
A Coreia do Sul, com um
acréscimo de US $ 5,54 mil milhões, atingiu os US $ 30 mil milhões e ficou em
oitavo, superando o Reino Unido (US $ 29,03 mil milhões) que passou para nono na
lista geral de valores.
A Grécia, que tem um valor
de frota de porta-contentores avaliado em US $ 7,69 mil milhões, manteve o
primeiro lugar na categoria dos petroleiros (US $ 38,4 mil milhões), ultrapassando
o Japão na primeira posição na categoria de gás natural liquefeito (US $ 18,4 mil
milhões). O Japão permaneceu em segundo lugar no valor de GNL com US $ 15,26 mil
milhões, o que representa cerca de US $ 9.500 milhões a mais do que a China,
que ficou em terceiro lugar, com US $ 5,75 mil milhões.
Na categoria de granel
sólido, a frota japonesa mostrou-se a mais valiosa (US $ 40,78 mil milhões),
carga reefer (US $ 513 milhões),
pequeno granel seco (US $ 3,53 mil milhões) e gás liquefeito de petróleo (US $
4,07 mil milhões).
A Noruega permaneceu como número 1 em valor no que concerne à categoria
de perfuração móvel offshore (US $
11,84 mil milhões), apesar de uma redução de US $ 2,19 mil milhões em 2018.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário