7 de fevereiro de 2019

A frota da Grécia continua a ser a mais valiosa do mundo


A Grécia manteve-se como a maior nação armadora do mundo, com o valor total da frota do país a ultrapassar os US $ 105 mil milhões, de acordo com a classificação das dez principais nações de armadores da VesselsValue, em 2019.
O aumento de US $ 5,64 mil milhões do valor da frota das empresas gregas, em relação a 2018, foi o segundo maior entre os dez principais países, apenas perdendo pelo conseguido pela China (US $ 6,3 mil milhões). O Japão permaneceu em segundo lugar, com um valor total de US $ 94,72 mil milhões –US $ 89,12 mil milhões em 2018 – e a China ficou em terceiro lugar com US $ 90,88 mil milhões.
Os Estados Unidos caíram do quarto posto conseguido em 2018, para sexto neste ano, com o valor total da frota do país caindo de quase US $ 47 mil milhões para cerca de US $ 44,52 mil milhões, a maior perda entre os dez países presentes na tabela. A Alemanha, que perdeu cerca de US $ 1.800 milhões em valor, para US $ 31,46 mil milhões, e a Dinamarca, que caiu cerca de US $ 700 milhões, para US $ 23 mil milhões, permaneceram em sétimo e décimo, respectivamente.
Singapura (US $ 49,97 mil milhões) e Noruega (US $ 48,85 mil milhões) ultrapassaram os EUA, ficando com os quarto e quinto lugares, respectivamente.
No geral, os 10 principais países adicionaram um valor combinado de US $ 17,6 mil milhões ao valor total da frota dos 10 aqui classificados.
A frota de porta-contentores da China (US $ 17,29 mil milhões) permaneceu como a frota de contentores mais valiosa, embora tenha registado a maior queda no valor contabilístico, perdendo US $ 2.500 milhões em relação a 2018. A frota de porta-contentores da Alemanha permaneceu a segunda mais valiosa (US $ 16,42 mil milhões) apesar de ter depreciado US $ 1.700 milhões.
O valor da frota de porta-contentores de Singapura subiu para US $ 10,15 mil milhões (US $ 5,38 mil milhões em 2018), o maior aumento no valor da frota deste tipo, elevando o país de sexto para terceiro nesta categoria. Este aumento ficou a dever-se à fusão dos operadores japoneses de contentores ONE, que localizaram a empresa em Singapura", diz o relatório VesselsValue.
O Japão (US $ 10,113 mil milhões), pelo contrário, caiu para o lugar abaixo de Singapura, pelo movimento da ONE acima descrito. O mercado de porta-contentores da Dinamarca permaneceu forte, com um valor de US $ 8.988 milhões, ficando em quinto entre os países da lista dos 10 melhores.
A Coreia do Sul, com um acréscimo de US $ 5,54 mil milhões, atingiu os US $ 30 mil milhões e ficou em oitavo, superando o Reino Unido (US $ 29,03 mil milhões) que passou para nono na lista geral de valores.
A Grécia, que tem um valor de frota de porta-contentores avaliado em US $ 7,69 mil milhões, manteve o primeiro lugar na categoria dos petroleiros (US $ 38,4 mil milhões), ultrapassando o Japão na primeira posição na categoria de gás natural liquefeito (US $ 18,4 mil milhões). O Japão permaneceu em segundo lugar no valor de GNL com US $ 15,26 mil milhões, o que representa cerca de US $ 9.500 milhões a mais do que a China, que ficou em terceiro lugar, com US $ 5,75 mil milhões.
Na categoria de granel sólido, a frota japonesa mostrou-se a mais valiosa (US $ 40,78 mil milhões), carga reefer (US $ 513 milhões), pequeno granel seco (US $ 3,53 mil milhões) e gás liquefeito de petróleo (US $ 4,07 mil milhões).
A Noruega permaneceu como número 1 em valor no que concerne à categoria de perfuração móvel offshore (US $ 11,84 mil milhões), apesar de uma redução de US $ 2,19 mil milhões em 2018.
Fonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário