A empresa de transporte de
contentores alemã Hapag-Lloyd revelou um novo contentor com chão de aço, que
alega ser o futuro estado de arte no transporte contentorizado. Comparados às “caixas”
convencionais com piso de madeira, esta inovação permite cargas mais pesadas por
metro, o que o torna particularmente interessante para mercadorias pesadas como
máquinas, observou David Piel, Gerente Sénior de Carga Especial da Hapag-Lloyd.
A título de comparação, um
contentor de 20' com chão de madeira pode carregar 4,6 t / m (toneladas por
metro), enquanto que um com piso em aço, de igual tamanho, poderá carregar 7,6
t / m. A diferença é ainda maior com o contentor de 40', conseguindo duplicar
de 3 para 6 t / m, com piso em aço.
Através desta inovação, a
empresa pretende contribuir para um transporte mais sustentável. A maior
estabilidade estrutural do contentor significa que ele pode ser usado por muito
mais tempo. Além disso, o piso tem um desgaste mais lento, o que significará menos
reparações, logo, exige menos esforço. Mas, para a empresa, o factor que torna
o contentor mais sustentável será a sua construção inteiramente de aço, o que o
vai tornar 100% reciclável.
Por outro lado, ao contrário dos pisos de madeira, o aço não absorve
odores ou líquidos resultantes de possíveis derrames. A forma levemente
ondulada do piso também evitará que a carga se molhe numa situação de derrame
de líquidos ou se houver formação de condensação. O aço será de uma liga
especial, pelo que a tara do contentor com piso de aço também é cerca de 150 kg
mais leve do que os tradicionais. Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário