Actualmente em teste por um
grupo de clientes seleccionados, um conjunto de melhorias técnicas estão em implementação,
num processo para simplificar os processos integrados da plataforma de Gestão
Remota de Contentores (Remote Container
Management - RCM).
Ainda no primeiro semestre
de 2019, a Maersk lançará a nova plataforma com um design renovado e novos recursos de produto, aprimorados pelo
recurso a um assistente virtual chamado “Capitão Peter”.
“O nosso objectivo é que o
produto RCM seja parecido com um aplicativo de smartphone popular. Ainda há muito trabalho em papel e processos
difíceis no comércio global. O Capitão
Peter ajudará a cuidar parte dessa complexidade, envolvendo-se, intuitivamente,
com o cliente de ponta a ponta na cadeia de fornecimento”, explicou Anne-Sophie
Zerlang Karlsen, directora da Global
Reefer Management da Maersk.
No início, o Capitão Peter
seguirá algumas regras simples, enviando informações actualizadas por meio do
canal preferido dos clientes, por exemplo, SMS ou correio electrónico, sobre a
temperatura e a atmosfera interior do contentor, bem como um cronograma no final
da etapa de transporte. Caso sejam observados quaisquer desvios, ou o embarque
seja atrasado, o Capitão Peter notificará o cliente.
Quando o contentor chegar ao
seu destino, o Capitão Peter também
verificará o estado do mesmo e enviará uma actualização ao cliente. Com o
tempo, os clientes receberão informações configuradas para suas necessidades
específicas.
A tecnologia RCM torna a localização, a temperatura, a humidade e o
nível de energia de um refrigerador facilmente disponível para o cliente. Caso
algum problema seja detectado, o cliente pode alertar o seu fornecedor ou fazer
com que a remessa seja verificada por inspectores locais, economizando, potencialmente,
ao cliente milhões de dólares em carga perdida.Fonte
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