A queda de um jato de combate britânico F-35B no mar em 17 de novembro ficou registada em vídeo e posteriormente, por fuga de informação, colocada nas redes sociais.
O vídeo mostra o jato a tentar descolar do porta-aviões da Marinha Real HMS Queen Elizabeth no leste do Mediterrâneo.
A versão de descolagem curta do F-35 falhou, ficando sem a sustentação suficiente, tendo o piloto auto-ejetado, enquanto a aeronave caía na proa do navio de guerra.
Tanto a ejeção como um paraquedas podem ser vistos no vídeo postado em conta do Twitter.
O piloto do Royal Air Force 617 Squadron, conhecido como Dambusters, foi resgatado em segurança por um helicóptero.
O Ministério da Defesa ainda não autenticou as imagens, embora tenha reconhecido a existência do vídeo. Tabém nada foi comentado sobre a fuga de informação.
“Temos conhecimento de um vídeo que circula online. É muito cedo para comentar sobre as possíveis causas deste incidente. Os esforços de recuperação estão em andamento e o Departamento de Investigação de Acidentes de Defesa apresentará os seus resultados preliminares em devido tempo”, disse o porta-voz.
Alguns meios de comunicação comentaram que o vídeo de 16 segundos parecia ter sido retirado de uma das câmaras de vigilância do navio de guerra.
Este acidente na decolagem no Mediterrâneo resultou na perda direta do valor do avião, US $ 115 milhões, e levou a uma corrida multinacional para resgatar os componentes ultrassecretos da aeronave do fundo do mar.
Sem comentários:
Enviar um comentário