31 de dezembro de 2021

Porto de L A revela planos para taxas de contentores vazios

O porto de Los Angeles anunciou planos para começar a cobrar das transportadoras oceânicas uma taxa de permanência por contentores vazios remanescentes em terminais marítimos para combater o congestionamento, aumentando a pressão para que as transportadoras recolham os vasilhames para transporte de regresso à Ásia.

A taxa será semelhante à taxa de permanência do contentor de importação anunciada no final de outubro, que ainda não foi implementada.

A nova taxa vazia ainda está sujeita à aprovação da Comissão do Porto de Los Angeles e poderá entrar em vigor a 30 de janeiro de 2022, a critério do Diretor Executivo.

De acordo com a política, as transportadoras marítimas pagarão US $ 100 por um contentor vazio que permaneça por nove dias, aumentando por valores constantes de US $ 100 por contentor por dia até que o mesmo deixe o terminal.

“Embora tenhamos visto um sucesso significativo na redução de contentores de importação nos nossos cais nos últimos dois meses, muitos contentores vazios estão atualmente parados nos terminais marítimos”, disse o Diretor Executivo do Porto de Los Angeles, Gene Seroka. “Assim como a taxa de permanência na importação, o objetivo desse programa de contentores vazios não é cobrar taxas, mas libertar espaço valioso nos nossos terminais, abrindo caminho para mais navios e melhorando a fluidez.”

De acordo com o relatório de operações do Porto de Los Angeles de 30 de dezembro, havia 71.369 contentores vazios nos terminais e depósitos off-dock controlados pelo porto. O número que ultrapassa os nove dias ou mais não é especificado.

No meio do boom de importação alimentado pela pandemia, contentores de exportação vazios têm se acumulado nos portos, aumentando o congestionamento que atingiu a capacidade total e criou um enorme congestionamento de navios à espera de espaço de atracação. Os diretores executivos nos portos pediram às transportadoras que trouxessem também navios “varredores” para transportar algumas dessas caixas de volta às fábricas na Ásia.

As transportadoras planeiam repassar quaisquer taxas sobre os contentores de importação para os remetentes, pelo que será interessante ver como as transportadoras responderão a este novo programa de “limpeza”.

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