16 de dezembro de 2021

Porto de Gotemburgo avança para projeto logístico de CO2

A Agência Sueca de Energia aprovou o financiamento parcial do projeto colaborativo CinfraCap, aproximando a região de uma infraestrutura de captura de carbono no Porto de Gotemburgo.

A captura e armazenamento de dióxido de carbono é um dos meios mais importantes à nossa disposição no esforço para reduzir radicalmente as emissões de carbono. Durante 2020/2021, o projeto CinfraCap iniciou um estudo preliminar que revelou que uma solução conjunta de logística e infraestrutura para o transporte e armazenamento provisório de dióxido de carbono, da porta da fábrica até ao cais, seria viável.

“A infraestrutura no porto de Gotemburgo pode ser de importância crucial para o transporte do dióxido de carbono capturado de todo o país para um depósito submarino”, disse Anna-Karin Jannasch da Nordion Energi AB, gerente do subprojeto CinfraCap. “Haverá um foco na estimativa de encargos para o uso de várias partes da infraestrutura, incluindo a instalação de liquefação e instalação de armazenamento provisório, bem como no desenvolvimento de um modelo de negócios eficaz para a CinfraCap”. A Agência Sueca de Energia fornecerá financiamento parcial.

O verdadeiro potencial do projeto tornou-se aparente durante o estudo preliminar na primavera de 2021. Usando apenas as instalações ampliadas das partes, estima-se que cerca de dois milhões de toneladas de dióxido de carbono podem ser armazenados, anualmente. Isso é equivalente a 75 por cento das emissões geradas pelo transporte doméstico na região de Västra Götaland.

Ao tornar a infraestrutura acessível a todos a infraestrutura contribuirá para alcançar reduções significativas nas emissões de carbono, algo que nos estamos a esforçar para alcançar em um esforço conjunto para cumprir nossas metas climáticas”, disse Anna-Karin Jannasch.

O CCS, Carbon Capture and Storage, é amplamente considerado como um componente chave na transição do sistema global de energia, pelo que vários projetos de pesquisa e desenvolvimento já estão em andamento. As várias partes dentro do projeto procuram, agora, unir forças para identificar a forma mais eficaz de abordar a logística à escala industrial necessária. A ideia é apresentar propostas concretas para uma infraestrutura otimizada e vinculá-la a outros projetos de CCS.

O armazenamento de captura de carbono, CCS, envolve a captura de carbono e a sua liquefação sob pressão a baixa temperatura. Ele pode então ser armazenado com segurança no subsolo, em muitos casos abaixo do fundo do mar, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Se o dióxido de carbono for capturado de uma fonte biogénica, conhecida como BECCS, a proporção de dióxido de carbono emitida na atmosfera pode ser reduzida.

Ilustração

1 Instalação de captura de dióxido de carbono.

2 O dióxido de carbono líquido é transportado por condutas a partir de instalações de captura próximas e por rodovia ou ferrovia a partir de instalações mais distantes.

3 Local de recepção CinfraCap com armazenamento temporário no porto de Gotemburgo.

4 O dióxido de carbono líquido é carregado num navio por recurso a um braço de carregamento.

5 Terminal receptor onde o dióxido de carbono líquido é descarregado e bombeado para formações rochosas 3.000 metros abaixo do fundo do mar.

6 Rocha porosa, encimada por rocha impermeável, para onde o dióxido de carbono líquido é bombeado.

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