A MSC Cruzeiros e a Chantiers de l’Atlantique anunciaram hoje que o primeiro dos navios da próxima geração da MSC, o World Europa, terá duas células de combustível de óxido sólido de 75 kW a bordo a funcionar com gás natural. O gás virá do GNL que abastecerá os motores principais do navio.
Pierfrancesco Vago, presidente executivo da MSC Cruises, disse durante o anúncio, que o GNL não só reduzirá as emissões do novo navio, como quando o GNL verde estiver disponível em escala, o navio será capaz de operar com emissões zero.
Por isso, disse ele, está incentivando produtores, reguladores e outras partes interessadas a acelerar o seu desenvolvimento e o da respetiva cadeia de abastecimento.
Além disso, disse que a MSC também está a estudar outras tecnologias de combustível, como o hidrogénio, que podem ser potencialmente compatíveis com os motores a GNL.
As células de combustível oferecem outra via e as duas unidades de 75 kW instaladas no World Europa servirão como um projeto de teste em ambiente operacional real.
No mesmo dia também se realizou a cerimónia do assentamento de quilha para outro navio da MSC, o Euribia, além do reconhecimento das contribuições de Valentina Mancini, gestora de marca corporativa da MSC Cruises em Genebra e da Chantiers, Anna Claire Juventin, que chefia o controlo de qualidade do estaleiro, e que será a madrinha do navio.
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