O porto de Roterdão tornou-se o primeiro porto da Europa a movimentar mais de 15 milhões de TEU num único ano.
Durante os primeiros nove meses de 2021, o porto mais movimentado da Europa registou um crescimento anual de 7,8% nos volumes de contentores, apesar da queda anterior no subgrupo dos contentores de transbordo devido ao surto de Covid-19.
Enquanto isso, a economia tem vindo a recuperar com volumes maiores do que em 2019, enquanto o boom de consumo e procura por parte do consumidor, junto com as várias interrupções no início deste ano, como o bloqueio de Suez e surtos de coronavírus em portos chineses, continuam a pressionar a cadeia logística.
Em termos de volume de TEU, o transbordo cresceu mais rapidamente do que em tonelagem devido ao aumento do transbordo de contentores vazios. No entanto, o maior impacto pode ser atribuído a uma queda acentuada no peso médio dos contentores cheios.
O transporte de cargas relativamente pesadas e de baixo valor diminuiu devido ao aumento notável dos preços nos últimos trimestres. Este efeito foi mais perceptível com contentores de exportação, mas também pode ser observado no lado da importação.
Em relação a 2022, Emile Hoogsteden, director comercial da Autoridade Portuária de Roterdão, afirmou que se espera que o congestionamento extremo nos terminais de contentores de Roterdão continue.
Sem comentários:
Enviar um comentário