Dezenas de carros foram entregues num porto russo cobertos por vários centímetros de gelo devido ao mau tempo.
Condições excecionalmente frias e ventosas levaram a que os Toyotas e Hondas ficassem revestidos com uma espessa camada de água do mar congelada, à chegada em Vladivostok, a bordo do cargueiro Ro-Ro “Sun Rio”.
Os veículos congelados tiveram que ser içados para fora do convés por um guindaste em temperaturas de -19ºC (-2ºF) na capital russa do Pacífico, nesta terça-feira. Alguns estavam cobertos por uma camada de gelo de até 15 centímetros de espessura, dizem os relatórios.
Os carros japoneses usados são populares na Rússia, embora tenham a coluna de direção não adaptada à circulação nas estradas locais. Existe um mercado de exportação regular em todo o Mar do Japão.
O congelamento do navio ocorreu devido a um vento marítimo húmido e temperaturas do ar abaixo de zero. Estas condições de criação de gelo nas superestruturas dos navios podem levar a um aumento do calado, adornamento e aumentar o risco de capotamento, por perda de estabilidade.
Um capitão local, Pyotr Osichansky, 72, disse: 'É dezembro, o mar está agitado e o vento é muito forte. A água do mar borrifa para bordo [surreada] e transforma-se numa crosta espessa [de gelo]. Este ano os ventos estão muito mais fortes do que o normal.”
Uma multidão de “mirones” compareceu para assistir os carros gelados a serem retirados do navio registado no Panamá.
Sem comentários:
Enviar um comentário