24 de dezembro de 2021

Marinha dos EUA apreende armas iam do Irão para o Iémen

Navios da Marinha dos EUA apreenderam esta semana aproximadamente 1.400 espingardas de assalto AK-47 e 226.600 cartuchos de munição de um navio pesqueiro apátrida durante um embarque de verificação de bandeira no Mar Norte Arábico a 20 de dezembro, disse a 5ª Frota da Marinha em comunicado.

Os navios costeiros da Marinha dos EUA, USS Tempest (PC 2) e USS Typhoon (PC 5), encontraram as armas durante uma busca conduzida por pessoal da Guarda Costeira dos EUA em conformidade com o direito internacional comum. As armas e munições ilícitas foram posteriormente transportadas para o destroyer USS O'Kane (DDG 77), onde aguardam o destino final.

O navio apátrida foi avaliado como originário do Irão e transitou por águas internacionais ao longo de uma rota historicamente usada para traficar armas ilegalmente para os Houthis no Iémen. O fornecimento direto ou indireto, venda ou transferência de armas para os Houthis viola as Resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e as sanções dos EUA.

Os cinco tripulantes da embarcação identificaram-se como cidadãos iemenitas e serão devolvidos ao Iémen.

Depois de remover a tripulação e a carga ilícita, as forças navais dos EUA determinaram que o navio apátrida constituía um perigo para a navegação e afundou-o.

As forças navais dos EUA realizam regularmente operações de segurança marítima no Médio Oriente para garantir o livre fluxo do comércio legítimo e interromper o transporte de cargas ilícitas que muitas vezes financiam o terrorismo e outras atividades ilegais. Navios de guerra da 5ª Frota da Marinha dos EUA que operam na região já apreenderam, aproximadamente, 8.700 armas ilícitas durante 2021.

O cruzador USS Monterey (CG 61) apreendeu dezenas de mísseis anti-tanque fabricados pela Rússia, milhares de espingardas de assalto chineses Tipo 56 e centenas de metralhadoras PKM, espingardas de precisão e lança-granadas propulsionados por foguetes de um navio apátrida que transitava pelo Mar Norte Arábico em maio.

Em fevereiro, o destroyer USS Winston S. Churchill (DDG 81) apreendeu uma embarcação com armas na costa da Somália, incluindo milhares de espingardas de assalto AK-47, metralhadoras leves, carabinas de precisão pesadas, lança-granadas e armas de tripulação. 

Fonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário