A Zéphyr & Borée recebeu uma aprovação em princípio (AiP) da sociedade de classe Bureau Veritas para um porta-contentores open-top de 1.800 TEU que demonstra a viabilidade do uso de velas de vento na propulsão neste tipo de navio.
O navio porta-contentores de 185 m de comprimento está equipado com geradores de veio e um sistema de recuperação de calor que minimiza o consumo de combustível. O seu sistema de propulsão é reforçado por oito velas de asa assimétricas, fornecidas por CWS (Computed Wing Sail), que podem ser direcionadas para captar vento, por bombordo e estibordo, autoajustáveis automaticamente, dependendo das condições do vento. O sistema é compatível com os padrões IMO Tier III.
A AiP confirma a conformidade do projeto com as notações mais recentes do Bureau Veritas, incluindo a NR 206 sobre sistemas de propulsão eólica.
Laurent Leblanc, vice-presidente sénior técnico e de operações do Bureau Veritas Marine & Offshore, comentou: “A energia eólica, mesmo que nem sempre esteja disponível, é uma opção séria para ajudar a descarbonizar a indústria naval. Os sistemas de propulsão eólica podem desempenhar um papel significativo, fornecendo energia propulsiva substancial. Com esta AiP, temos o prazer de demonstrar que a tecnologia pode ser aplicada a navios porta-contentores, que representam 17,5% da frota global em tonelagem.”
Sem comentários:
Enviar um comentário