16 de dezembro de 2021

Portugal criou a maior área marinha de proteção total da Europa

O valor “incalculável” da biodiversidade das Ilhas Selvagens foi a razão que motivou o governo regional da Madeira a expandir a área marinha protegida em torno das Selvagens, criando a maior área marinha protegida com protecção total da Europa, com mais de 2.600 km2.

Nesse território de 12 milhas náuticas à volta das Ilhas Selvagens, todas as espécies aí existentes passam a estar totalmente protegidas de atividades extrativas, como a pesca ou a exploração de inertes.

As Ilhas Selvagens, de origem vulcânica, são um pequeno arquipélago no Atlântico Norte, localizado a meio caminho entre a Madeira e as ilhas Canárias.

São o território português mais a sul e são constituídas por duas ilhas: a Selvagem Grande, onde se localiza a Estação principal de apoio à área protegida, e a Selvagem Pequena, além de uma série de ilhéus, sendo o principal o Ilhéu de Fora, e por toda a área marinha adjacente.

Este anúncio, que surge no ano em que se assinalam os 50 anos da constituição desta Reserva, corresponde à aprovação de um novo regime jurídico sobre a Reserva Natural das Ilhas Selvagens, ampliando significativamente a proteção das águas deste Arquipélago. Esta decisão foi suportada por estudos científicos, jurídicos e por dados recolhidos em expedições realizadas nos últimos anos.

Num contexto em que o Oceano é um dos ecossistemas mais afetados pelas alterações climáticas e pela sua sobre-exploração, espera-se que a medida ajude a aumentar a biodiversidade marinha, a riqueza genética e a capacidade reprodutiva das espécies, além de contribuir para uma melhor conservação marinha de todo o Atlântico Nordeste.

Portugal reforça, assim, o compromisso assumido na Conferência das Nações Unidas dos Oceanos de 2017, no sentido de aumentar consideravelmente as suas áreas marinhas protegidas, e contribui para a implementação da Estratégia da Biodiversidade da União Europeia para 2030.

Actualmente, menos de 8% do oceano global é protegido. O objectivo das Nações Unidas é conseguir proteger, pelo menos, 30% até 2030.

Com este novo regime, as Ilhas Selvagens passam a ser a maior Área Marinha de Proteção Total de todo o Atlântico Norte.

Fonte 


Sem comentários:

Enviar um comentário