A globalização deve muito ao humilde contentor de transporte.
No passado distante, carregar um navio era uma tarefa complicada envolvendo paletes, fardos, engradados e guinchos. Esse processo exigia muito trabalho e era caro, o que significa que a maioria das mercadorias simplesmente não valia a pena ser enviada para o exterior.
Na década de 1970, o contentor de transporte padronizado resolveu esse problema em larga escala e virou a economia mundial do avesso. Essa padronização reduziu o custo de remessa e a eficiência dos portos disparou. Os portos modernos, atualmente, podem movimentar mais de 70 contentores por guindaste por hora.
Em Portugal, durante o ano passado, foram movimentados no conjunto dos portos nacionais 2.666.700 TEU’s. O porto de Sines é um dos responsáveis pelo desempenho neste sector, liderando-o, com uma quota correspondente a 52,2% do total.
Créditos: a infografia apresentada é da Visual Capitalist (https://www.visualcapitalist.com/), que alterei para conter a movimentação em portos portugueses, que não surge no original.
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