11 de novembro de 2020

Apresentado novo conceito de navios, tanques e gestão de cargas de CO2

Um novo conceito de tanque para o transporte de gás liquefeito de petróleo (GLP) e dióxido de carbono (CO2) promete mais do que duplicar a capacidade atual de carga dos navios, representando um passo à frente no desenvolvimento de soluções de transporte marítimo para o mercado em expansão de captura e armazenamento de carbono (CCS), o que exigirá que o transporte marítimo de CO2 liquefeito cresça rapidamente.

O novo design, que se baseia em tecnologia comprovada já existente, foi desenvolvido pelo especialista em automação, gás e integração de sistemas, Høglund Marine Solutions, em colaboração com a HB Hunte Engineering, de Oldenburg, em resposta a uma solicitação de prova de conceito de especialistas em tecnologia de gás.

A solução de transporte de Høglund e HB Hunte usa um tanque bilóbio exclusivo com capacidade de 8.000 metros cúbicos, baseado no sistema de manuseio de carga (CHS) e projetos de tanques já comprovados com gás natural liquefeito (GNL), GLP e outros setores.

A solução está prontamente disponível para uso em projetos de tanques atuais, já existentes, mais do que duplicando a capacidade de transporte de CO2 líquido sobre a capacidade atual do vaso, sem as preocupações de tamanho, peso e estabilidade colocadas por um design “monolóbio” de maior capacidade. O projeto ora apresentado pode ser, rapidamente, adaptado para GPL, dando flexibilidade extra ao navio que o utilizar.

De acordo com os desenvolvedores, a configuração do tanque tem um impacto direto e positivo para o uso de diferentes materiais alternativos e processos de fabrico razoáveis ​​em conformidade com o Código IGC e as regras convencionais. Isso permite a produção de uma solução que tem custos e riscos substancialmente mais baixos do que o tipo cilíndrico convencional de diâmetro muito grande e que oferece a mesma capacidade.

Atualmente, a capacidade máxima de transporte de CO2 liquefeito é de, aproximadamente, 3.600 metros cúbicos, ou cerca de 1.770 toneladas em navios tanques de CO2, predominantemente com o operador especializado Larvik, que transporta CO2 desde 1988. No entanto, com o desenvolvimento das cadeias CCS, espera-se que a capacidade do transporte marítimo terá de aumentar significativamente, exigindo inovação no projeto de tanques e sistemas de manuseio de carga.

“Com a economia global enfrentando mais pressão para reduzir as emissões de carbono, devemos desenvolver a tecnologia para uma cadeia CCS viável e novas formas de resolver os desafios complexos que vêm com o aumento do transporte de CO2”, disse David Gunaseelan, Vice-Presidente de Vendas e marketing da Høglund.

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