28 de novembro de 2020

Vídeo: Inovação pode redefinir as instalações de turbinas eólicas offshore

A National Ports Corporation, com sede na Austrália, desenvolveu uma nova tecnologia segura e protegida que poderá redefinir os portos flutuantes em todo o mundo - The Oceandock LX.

É um avanço inovador da engenharia, que permite soluções para os desafios enfrentados pelos atuais fornecedores de energia eólica offshore.

O Oceandock LX é um porto flutuante autopropulsionado de 60.000m² de área de convés livre e base de abastecimento com mais de 600 metros de perímetro de atracação segura para vários navios alimentadores que entregam componentes de turbinas eólicas e com mais de 101.000² de área de armazenamento abaixo do convés.

O navio poderá contar com dois guindastes de 2.600 toneladas e um guindaste de 6.000 toneladas, capaz de içar uma subestação num único movimento.

A solução inovadora de porto flutuante oferece armazenamento estável e seguro para mais de 500.000 toneladas de subestações, fundações, torres e componentes de gerador de turbina eólica. Além disso, pode acomodar mais de 100 pessoas e não é necessário retornar ao porto para recarregar. Além disso, espera-se que o Oceandock LX possa ter outros 700.000 m3 extra de área subterrânea.

“A próxima geração de turbinas eólicas será maior e mais pesada para acompanhar o rápido aumento da procura global por energias renováveis. Isso exigirá embarcações muito maiores, que possam oferecer maior capacidade de içamento e maior espaço no convés ", disse Marco Lucido, Diretor Administrativo do National Ports.

“Os navios de instalação de hoje não são adequados para o propósito, pois, pura e simplesmente, não têm a capacidade para atender aos requisitos. Atualmente, podem ser necessários quatro ou mais navios para instalar os diferentes componentes de um parque eólico. Vimos nessa ineficiência logística uma grande oportunidade.”

Será que estamos perante uma utopia ou tornar-se-á, muito em breve, uma realidade?

Assista ao vídeo 

Fonte 


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário