Filas de camiões com oito quilómetros estenderam-se, inesperadamente, em Kent na terça-feira, depois que os franceses iniciaram um teste de controlo pós-Brexit.
Os camiões que cruzavam o canal da Inglaterra foram forçados a parar em longas filas até a junção 11 da M20, quando se aproximavam da entrada do Eurotúnel nos arredores de Folkestone e do Porto de Dover.
As filas dão um vislumbre do que está para vir em janeiro, independentemente de se chegar a um acordo, ou não, com o governo alertando no mês passado sobre possíveis filas de 7.000 camiões nas principais rotas das rodovias para o Eurotúnel e ferries do Dover, no pior cenário.
Os atrasos foram causados depois que a Police Aux Frontières, o equivalente ao Border Force, ensaiou novos procedimentos de imigração. Nos termos do acordo Le Touquet, as autoridades francesas realizam verificações de imigração no lado do túnel e no porto do Reino Unido.
Um porta-voz da Highways England disse que foi informado que um novo software de teste para controlo de fronteira, com todos os veículos pesados sendo verificados das 6h às 15h, foi o responsável pelo atraso.
Os controlos exigem que os motoristas de camião forneçam passaportes, e são questionados sobre os comprovantes de meios, destino e tempo de permanência, que pode durar até 70 segundos por passageiro.
Depois de janeiro, os camionistas também enfrentarão atrasos adicionais para verificações de alimentos, bebidas e produtos agrícolas e alfandegários em ambas as direções.
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