Os volumes de contentores nas rotas de headhaul (ida) e backhaul (volta) da Ásia-Europa aumentaram acentuadamente em setembro, exacerbando o desequilíbrio de equipamentos de contentores que está a frustrar os despachantes na movimentada via comercial.
Os dados mais recentes da Container Trades Statistics (CTS), que devem ter dois meses de desfasamento, mostram que um total de 1,46 milhão de TEU foi transportado na rota Ásia-Europa em setembro, um aumento de 8% anual. Este progresso, seguiu-se a um aumento de 1,7% no volume de agosto, com o volume da temporada de pico no terceiro trimestre de 4,38 milhões de TEU, acima de 2% em comparação com o trimestre homólogo de 2019.
No comércio de backhaul, foi registado crescimento do volume de contentores nos três meses do 3º trimestre. O crescimento de setembro foi o mais acentuado, com 704.047 TEU, um aumento de 5,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. O volume de backhaul do 3º trimestre de 2,11 milhões de TEU aumentou 2%.
Mas Keith Gaskin, diretor comercial do grupo SEKO Logistics, disse ao JOC.com que a procura crescente estava a ser acompanhada por problemas de equipamento, que se tornaram um problema significativo em alguns portos da Europa e do Reino Unido.
“O distanciamento social devido ao COVID-19 está a causar grandes problemas nos portos”, disse ele. “Está a provocar maiores demoras, especialmente em Felixstowe, para descarregar os navios e os navios muitas vezes saem antes que os operadores possam carregar todos os contentores de exportação e vazios para não perderem a janela do seu próximo local de atracação. É uma enorme confusão e está a colocar uma enorme pressão em toda a cadeia de abastecimento, para transportadoras, operadores portuários, despachantes, NVOs e clientes finais.”
O aumento da procura em todos os sectores empresariais fora da Ásia criou um déficit cada vez maior de contentores na Ásia, o que está a ajudar a empurrar as taxas de frete para níveis recorde nos mercados de exportação asiáticos, de acordo com a Sea-Intelligence Maritime Analysis.
“As transportadoras estão, claramente a dar prioridade à transferência de contentores vazios de volta para a Ásia o mais rápido possível – estando, mesmo, dispostos a renunciar a possíveis cargas de exportação, pois isso iria retardar a repatriação de contentores vazios”, apontou o CEO da Sea-Intelligence Alan Murphy no seu último boletim informativo Sunday Spotlight.
Judah Levine, líder de pesquisa do mercado de frete online Freightos disse, em outubro, que mesmo com alguma capacidade disponível durante a Golden Week, a capacidade na Ásia-Europa aumentou 14% ao ano, enquanto as taxas caíram menos de 4%, para $ 2.120 por FEU, 89% acima que durante o mesmo mês do ano passado.
A forte procura empurrou a taxa spot, dos principais portos da China para os principais portos do norte da Europa, para US $ 1.173 por TEU na semana passada, ultrapassando a alta anterior de 2020, alcançada a 3 de janeiro, de acordo com o benchmarking de taxas de frete e a plataforma de análise de mercado Xeneta. A taxa tem apresentado uma trajetória ascendente desde o ponto mais baixo atingido a 13 de maio, durante o lockdown inicial em toda a Europa, aumentando 34% nos últimos seis meses.
No trajeto de regresso, entre a Europa e a China, a taxa média avaliada pela Xeneta foi de US $ 895 por TEU na semana passada. Embora a taxa tenha caído 23% desde 1 de julho, continua 57% acima do que na mesma semana do ano passado.
As taxas à vista China-Norte da Europa no Índice de Frete em Contentor de Xangai (SCFI) na semana passada estavam em US $ 1.140 por TEU, um aumento de 36% desde a baixa de 17 de abril. Os movimentos semanais das taxas são monitorizados no JOC Shipping & Logistics Pricing Hub.
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