O navio mais avançado de investigação polar do Reino Unido – RRS Sir David Attenborough – deixou o estaleiro Cammell Laird para duas semanas de testes técnicos no mar. Em finais de novembro, o estaleiro vai entregar, formalmente, o navio ao Natural Environment Research Council (NERC).
Operado pela British Antarctic Survey (BAS), o novo navio polar irá dar um significativo salto tecnológico à investigação do Reino Unido nas regiões polares. As suas missões são críticas para compreender e dar sentido às mudanças climáticas.
O RRS Sir David Attenborough cruzará o Mersey até o terminal de cruzeiros de Liverpool na preia-mar para familiarização da tripulação, antes de passar 14 dias em testes técnicos na costa de North Wales. Os engenheiros do estaleiro e os tripulantes da BAS colocarão o navio à prova, realizando verificações operacionais nos sistemas de propulsão, direção, engenharia e navegação.
Quando os testes técnicos estiverem concluídos, a tripulação do navio BAS assumirá e passará 50 dias em treino intensivo no Porto de Holyhead antes de embarcar em testes de equipamentos operacionais e científicos pelo Mar da Irlanda. A tripulação irá testar a ancoragem, manobra, posicionamento dinâmico e aterragem e levantamento no heliporto. No início do próximo ano, o navio fará testes de gelo no Ártico e, em novembro de 2021, fará a sua primeira viagem à Antártica.
O início dos testes de mar é um marco importante no programa de construção de quatro anos e uma conquista excecional para o Cammell Laird. Desde o lançamento da quilha em outubro de 2016, até o lançamento do casco em julho de 2018 e o cerimonial do batismo em setembro de 2019, mais de 1.300 trabalhadores locais, 70 aprendizes e muitas centenas de subcontratados e fornecedores especializados estiveram envolvidos na construção deste extraordinário navio de 15.000 toneladas.
Sem comentários:
Enviar um comentário