A Associação
Internacional de Pilotos Marítimos (IMPA) realizou uma investigação sobre a Segurança
da Escada Piloto, tendo agora publicado informação detalhada sobre os
resultados a que chegaram.
A acção de embarcar
e desembarcar de um navio é uma tarefa perigosa para todo o piloto marítimo. O
método de operação tem mudado muito pouco ao longo dos anos e, por outro lado, uma
grande percentagem de navios ainda não cumpre com o Regulamento SOLAS V / 23 e
a Resolução A.1045 (27) da OMI, que estabelece padrões obrigatórios de
conformidade para esses arranjos.
Entre os
principais problemas que a investigação identificou estão:
- Os navios ainda não cumprem as normas básicas;
- Muitas escadas falsificadas são vendidas a navios com tripulações desavisadas;
- Sociedades classificadoras certificam arranjos não-conformes;
- Oficiais de controlo do Estado do porto controlam navios com base em certificados, não verificando visualmente as escadas;
- Arranjos de embarque inadequados são preparados por tripulações mal motivadas, muitas vezes sem supervisão de oficiais.
Dos locais onde
se situa a maioria de casos de não conformidade, a Europa lidera com 207 casos,
seguida pela América do Sul com 192 casos de não conformidade. No entanto, a
maior percentagem é encontrado em África, com 12 não conformidades em 55 inspecções.
No cômputo geral, foram relatados 468 casos de não conformidades em todo o
mundo, o que representa 16,03% das inspecções.
País
|
Inspecções
|
Conformes
|
Não conformes
|
% Não Conformidade
|
África
|
55
|
43
|
12
|
21,81
|
Ásia e Oceânia
|
515
|
475
|
40
|
7,76
|
Europa
|
1288
|
1081
|
207
|
16,07
|
América do Norte
|
160
|
143
|
17
|
10,62
|
América do Sul
|
901
|
709
|
192
|
21,30
|
TOTAL
|
2919
|
2451
|
468
|
16,03
|
Quando se procuram
as razões ou problemas de não-conformidade relatadas, as mais citadas referem “Degraus
não horizontais” com 68 inscrições (17,39%) e "Linha de recuperação mal utilizada",
com 61 inscrições (15,6%).
Defeitos
na Escada de Piloto
|
Total
|
%
|
Não armada contra o costado
|
52
|
13,30
|
Degraus de material não adequado
|
11
|
2,81
|
Linha de recuperação mal utilizada
|
61
|
15,60
|
Degraus partidos
|
8
|
2,05
|
Degraus espaçados aleatoriamente
|
18
|
4,60
|
Escada de piloto com dimensão
superior a 9 metros
|
7
|
1,79
|
Degraus sujos ou escorregadios
|
14
|
3,58
|
Cabos laterais de material não
adequado
|
7
|
1,79
|
Escada armada demasiado a vante ou a
ré
|
12
|
3,07
|
Degraus pintados
|
3
|
0,77
|
Degraus não adequados
|
20
|
5,12
|
Sem baluartes
|
6
|
1,53
|
Degraus não horizontais
|
68
|
17,39
|
Outros
|
104
|
26,60
|
TOTAL
|
391
|
|
As escadas de
piloto podem ser uma forma simples e barata de embarcar e desembarcar em navio
no mar, sendo que a sua conformidade não é complicada, nem cara. No entanto, em
2017, foram relatados incidentes, ferimentos e mortes de pilotos durante o
embarque de navios, observou a IMPA.
Fonte: Safety4Sea
Para consulta de mais informação descarregue o relatório completo
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