4 de abril de 2018

Relatório apresenta problemas com transferências do piloto de barra

A Associação Internacional de Pilotos Marítimos (IMPA) realizou uma investigação sobre a Segurança da Escada Piloto, tendo agora publicado informação detalhada sobre os resultados a que chegaram.
A acção de embarcar e desembarcar de um navio é uma tarefa perigosa para todo o piloto marítimo. O método de operação tem mudado muito pouco ao longo dos anos e, por outro lado, uma grande percentagem de navios ainda não cumpre com o Regulamento SOLAS V / 23 e a Resolução A.1045 (27) da OMI, que estabelece padrões obrigatórios de conformidade para esses arranjos.
Entre os principais problemas que a investigação identificou estão:
  • Os navios ainda não cumprem as normas básicas;
  • Muitas escadas falsificadas são vendidas a navios com tripulações desavisadas;
  • Sociedades classificadoras certificam arranjos não-conformes;
  • Oficiais de controlo do Estado do porto controlam navios com base em certificados, não verificando visualmente as escadas;
  • Arranjos de embarque inadequados são preparados por tripulações mal motivadas, muitas vezes sem supervisão de oficiais.

Dos locais onde se situa a maioria de casos de não conformidade, a Europa lidera com 207 casos, seguida pela América do Sul com 192 casos de não conformidade. No entanto, a maior percentagem é encontrado em África, com 12 não conformidades em 55 inspecções. No cômputo geral, foram relatados 468 casos de não conformidades em todo o mundo, o que representa 16,03% das inspecções.
País
Inspecções
Conformes
Não conformes
% Não Conformidade
África
55
43
12
21,81
Ásia e Oceânia
515
475
40
7,76
Europa
1288
1081
207
16,07
América do Norte
160
143
17
10,62
América do Sul
901
709
192
21,30
TOTAL
2919
2451
468
16,03

Quando se procuram as razões ou problemas de não-conformidade relatadas, as mais citadas referem “Degraus não horizontais” com 68 inscrições (17,39%) e "Linha de recuperação mal utilizada", com 61 inscrições (15,6%).
Defeitos na Escada de Piloto
Total
%
Não armada contra o costado
52
13,30
Degraus de material não adequado
11
2,81
Linha de recuperação mal utilizada
61
15,60
Degraus partidos
8
2,05
Degraus espaçados aleatoriamente
18
4,60
Escada de piloto com dimensão superior a 9 metros
7
1,79
Degraus sujos ou escorregadios
14
3,58
Cabos laterais de material não adequado
7
1,79
Escada armada demasiado a vante ou a ré
12
3,07
Degraus pintados
3
0,77
Degraus não adequados
20
5,12
Sem baluartes
6
1,53
Degraus não horizontais
68
17,39
Outros
104
26,60
TOTAL
391

As escadas de piloto podem ser uma forma simples e barata de embarcar e desembarcar em navio no mar, sendo que a sua conformidade não é complicada, nem cara. No entanto, em 2017, foram relatados incidentes, ferimentos e mortes de pilotos durante o embarque de navios, observou a IMPA.
Fonte: Safety4Sea
Para consulta de mais informação descarregue o relatório completo

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