O preço das acções
da OOIL caíram devido à "ansiedade" dos investidores em resultado do
agravamento dos laços comerciais entre a China e os EUA, o que pode afectar as
aprovações regulatórias do acordo de aquisição da COSCO, de acordo com o
analista de navegação global Alphaliner.
O presidente
dos Estados Unidos, Trump, quer reprimir os investimentos chineses, o que pode
significar que o acordo da OOIL com a empresa estatal chinesa de navegação e
logística irá ser apreciado de forma mais detalhada e restritiva pelo Comité de
Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos (CFIUS).
Se o acordo
for concluído, fará da COSCO o maior serviço de transporte marítimo de contentores
do Oceano Pacífico e o terceiro maior operador marítimo de contentores do
mundo.
A aquisição
passou, inicialmente, na avaliação antitrust
americana, quevevita fusões ou aquisições anti competitivas, em 23 de Outubro
de 2017. O boletim informativo da Alphaliner cita que, em Março de 2018, a
COSCO confirmou que os seus terminais de contentores nos EUA estão a ser alvo
de discussão na CFIUS, mas que as autoridades ainda esperam que o acordo esteja
encerrado antes do prazo final de 30 de Junho.
A Alphaliner
disse que “a ansiedade em relação ao agravamento dos laços comerciais
sino-americanos e os esforços do governo Trump para reduzir os investimentos
chineses nos EUA diminuíram o entusiasmo dos investidores pela proposta da OOIL
pela COSCO”.
A empresa observa que as
acções da OOIL estão a ser negociadas 12% abaixo do preço de oferta da COSCO,
"com os investidores cada vez mais preocupados que o acordo possa ser
bloqueado pelos reguladores dos EUA".Fonte
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