5 de abril de 2018

COSCO de volta ao positivo, com “a pequena ajuda” dos amigos do Estado

A Cosco Shipping Holdings informou os investidores que poderão esperar um lucro líquido de US $ 426 milhões para 2017, já que os enormes subsídios do governo e a recuperação do mercado de transporte marítimo de contentores permitiram à maior companhia marítima da China dar a volta às suas enormes perdas de 2016.
Na antecipação da informação de lucro divulgado à Bolsa de Hong Kong, a Cosco Shipping informou que o resultado positivo se deve ao maior volume de carga, maiores taxas de frete e à consolidação e reestruturação das suas unidades de negócios. Mas 43% do lucro líquido será resultado dos subsídios do governo recebidos pela transportadora, que somaram US $ 184 milhões em 2017. Incluídos neste valor estão US $ 80 milhões em subsídios para demolição de unidades mais antigas.
A Cosco Shipping Holdings registou uma perda de US $ 1,4 mil milhões em 2016, num dos piores anos já registado. Mas as taxas de frete e a procura cresceram, significativamente, até o início de 2017, ajudando as contas de todo o sector, que deve apresentar um lucro geral.
A informação bolsista de lucro sugere que, tal como a sua próxima subsidiária Orient Overseas Container Line, a Cosco Shipping também teve um quarto trimestre sólido, embora o período de Outubro a Dezembro tenha sido mais fraco.
Para o ano completo de 2017, a OOCL registou um enorme crescimento, tanto no volume como nas receitas, nos principais mercados leste-oeste. Embora o volume tenha começado a desacelerar no quarto trimestre, o OOCL ainda conseguiu aumentar o volume da Ásia-Europa em 11% e as rotas transpacífico em 7,5%. A OOCL foi adquirida pela Cosco por US $ 6,3 mil milhões no ano passado e, enquanto o acordo não estiver finalizado, ainda não há indicação de quando a companhia marítima listada em Hong Kong ficará sob o “guarda-chuva” da Cosco.
A Cosco Shipping tem a maior carteira de encomendas do sector, mas tem vindo a atrasar a entrega de 10 megas navios para 2019, seis dos quais parecem ser de 19.000 a 21.000 TEU. O volume total de capacidade que a Cosco atrasou é de 166.576 TEU, de acordo com dados da IHS Markit.
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário