5 de abril de 2018

Coreia do Sul revela plano de construção de 200 navios para renovação de frota

Como parte de sua determinação em fazer ressurgir a sua indústria naval debilitada, a Coreia do Sul revelou um ambicioso plano de investimento que prevê a construção de cerca de 200 navios nos próximos três anos, que poderá incluir até 140 graneleiros e 60 porta-contentores, 20 deles ULCVs.
Segundo o plano, divulgado hoje pelo Ministério dos Oceanos e Pescas, o país pretende criar um sistema simbiótico que renove a frota do país com navios eficientes e ecologicamente correctos, impulsionando, em simultâneo, os construtores navais locais com encomendas, além de garantir o passagem de cargas pelos portos locais, oferecendo serviços competitivos.
O plano de reabilitação surge na ressaca da falência da Hanjin Shipping, que fez baixar as vendas da indústria de transporte da Coreia do Sul em mais de 940 mil milhões de dólares americanos, reduzindo para metade a tonelagem de porta-contentores nas rotas oceânicas.
Uma das principais características do plano é fornecer financiamento, especialmente, a pequenas companhias de navegação que, até agora, tiveram acesso limitado ao financiamento para investimento em navios. Para esse fim, vai ser criada a Korea Maritime Promotion Corporation, uma agência de promoção destinada a apoiar pequenas e médias empresas marítimas e navais do país, fornecendo garantias monetárias ou de investimento para os investimentos em novas construções de navios.
O ministro dos Oceanos, Kim Young-choon, declarou: "Preparamos um conjunto de medidas abrangentes para apoiar as indústrias de transporte marítimo e de construção naval, que enfrentam uma recessão prolongada, intensa concorrência e regulamentações ambientais".
Actualmente, a maior operadora marítima da Coreia do Sul é a Hyundai Merchant Marine Co., com uma capacidade de 433.000 TEU - a 14ª maior do mundo. O ministério espera que os pedidos dos navios aumentem a capacidade da empresa para 1 milhão de TEU até 2020.
Quanto à indústria de construção naval, há muito considerada de importância fundamental na economia do país, tem vindo a lutar contra o aumento de perdas devido à desaceleração global da indústria. Juntamente com os planos de compra de navios, o ministério propõe-se consolidar muitos estaleiros de média dimensão por meio de parcerias e fusões, para que aumentem a sua vantagem competitiva, além de procurar encontrar um novo proprietário para a Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co – que sofreu prejuízos consideráveis nos anos de 2015 a 2017, que levaram a um resgate de US $ 2,6 mil milhões em Abril de 2017.
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