Uma nova
geração de navios feeder de grande
porte, com classificação de gelo, vai agora iniciar operações regulares entre o
Mar do Norte e o Mar Báltico, retirando, potencialmente, uma série de navios menores
do mercado.
A Maersk Line
anunciou no dia 23 de abril que a Seago Line, a sua divisão de feedering e shortsea na Europa, introduziu o primeiro de sete novos navios gearless (sem meios próprios de descarga)
de 3,596 TEU’s na rota North Europe Feeder Link 1, que liga os portos de Roterdão,
Ust-Luga e São Petersburgo.
Após os
testes bem-sucedidos, o Vistula Maersk foi oficialmente lançado com escalas
programadas no Petrolesport e no First Container Terminal, em São Petersburgo, a
20 de abril. Em breve será acompanhado pelo segundo navio da série – o Volga
Maersk - no circuito do Feeder Link 1, que será então harmonizado com a classe
de 3.600 TEU, disse a Maersk. Cinco outros navios irmãos (Vayenga Maersk, Venta
Maersk, Vuoksi Maersk, Vilnia Maersk) serão incorporados noutros serviços da
Seago Line também no Mar do Norte e no Mar Báltico nos próximos meses.
As novas
construções, entregues pelo Estaleiro Cosco Zhoushan na China, são os maiores porta-contentores
da classe de gelo no mundo, projectadas para operação em condições de inverno
com temperaturas de até -25 ° C. Outras características especiais, para além do
seu casco reforçado, incluem uma elevada capacidade de carga reefer com 600 tomadas, adequadas ao tráfego
em São Petersburgo, com uma parcela substancial de cargas perecíveis, como
frutas cítricas, tomates e batatas. “Esta nova classe de embarcações desempenha
um papel vital na nossa estratégia de crescimento junto dos nossos clientes e
na construção da nossa posição de liderança no mercado de transporte de carga
refrigerada”, disse o director executivo da Seago Line, Soren Castbak.
Esta nova
geração de grandes feeders é grande
demais para transitar pelo Canal de Kiel, o que significa que irão navegar pelo
Skaw até ao Mar Báltico. No entanto, o aumento da capacidade de carga e
melhores economias de escala compensam a maior distância de viagem.
A sua introdução no tráfego
feeder do Norte da Europa,
provavelmente, virá custar o desaparecimento de um número desconhecido de
navios menores, entre os 1.000 e os 1.400 TEUs, que podem ser retirados do tráfego,
alertaram corretores de frete. As tarifas de afretamento para navios da classe geared gelo de 1.000 TEUS recuperaram
para mais de EUR8.000 / dia nas últimas semanas, mas podem ficar sob pressão
quando a série completa de navios de 3.596 TEU’s da Maersk estiver a
operacional.Fonte
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