As
perspectivas para o mercado de transporte de contentores em 2018 e 2019 são
favoráveis e resultam da combinação de dois factores: o crescimento da procura em
valores que ultrapassam o crescimento da frota. Deste contexto resulta um
melhor equilíbrio entre a oferta e a procura, com taxas de frete e lucros, ligeiramente,
maiores para as transportadoras, de acordo com a última edição do Container
Forecaster publicada pela consultoria mundial de navegação Drewry.
“A notícia menos
boa para as operadoras é que, provavelmente e em futuro previsível, não irão assistir
a taxas muito elevadas de crescimento na procura, como no início de 2017. A boa
notícia é que, embora o crescimento da operação portuário possa ter atingido o seu
pico, poder-se-ão, ainda, esperar volumes superiores, pelo menos nos próximos
dois anos”, segundo Simon Heaney, responsável pelo trabalho de investigação sobre
contentores da Drewry e editor do Container Forecaster.
Esta última
edição do Container Forecaster inclui as previsões da Drewry para a operação
mundial e regional de contentores, a frota de navios porta-contentores e como
elas se combinarão para afectar as taxas de frete e a lucratividade das
transportadoras até 2019.
Pequenas
alterações na lista de encomendas, principalmente, resultantes de adiamentos nas
entregas, atenuaram o súbito crescimento de capacidade para este ano e tiveram
um efeito positivo nas relações de oferta e procura para 2018 e 2019, segundo a
Drewry. “O cronograma de entregas apertado para 2018, com a maioria dos ULCVs a
ser entregues no primeiro trimestre, deprimiu o índice de oferta-procura, mas o
saldo vai melhorar com o avanço do ano”, disse Heaney. “Infelizmente, para as
operadoras, isso não terá efeitos imediatos que possam minimizar o sentimento
negativo espelhado nos contratos anuais, pelo que apenas se antecipa um pequeno
aumento nas taxas médias de frete durante o ano.”
Heaney
acrescentou, ainda, que a renovada actividade de contratação de novas
construções ainda não está num nível que se corra o risco de piorar o
equilíbrio entre a oferta e a procura.
As previsões de Drewry
foram concluídas antes da escalada da hostilidade comercial entre os EUA e a
China. Em relação a isso, a Drewry diz que ainda pode ser evitada uma guerra
comercial e que, sem conhecer detalhes, é muito difícil quantificar o risco
para o transporte de contentores. Por exemplo, muitos dos bens de alta tecnologia
considerados passíveis de tarifas aduaneiras sobretaxadas serão transportados
por via aérea, em vez de serem transportadas por mar. Num pior cenário,
acredita-se que até 1% do tráfego de contentores mundial poderia ficar exposto
e, se a situação se tornasse real, ter-se-ia de refazer as previsões da procura,
claramente para baixo”.Fonte
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