4 de abril de 2018

Drewry: Recuperação lenta mas constante no transporte de contentores

As perspectivas para o mercado de transporte de contentores em 2018 e 2019 são favoráveis e resultam da combinação de dois factores: o crescimento da procura em valores que ultrapassam o crescimento da frota. Deste contexto resulta um melhor equilíbrio entre a oferta e a procura, com taxas de frete e lucros, ligeiramente, maiores para as transportadoras, de acordo com a última edição do Container Forecaster publicada pela consultoria mundial de navegação Drewry.
“A notícia menos boa para as operadoras é que, provavelmente e em futuro previsível, não irão assistir a taxas muito elevadas de crescimento na procura, como no início de 2017. A boa notícia é que, embora o crescimento da operação portuário possa ter atingido o seu pico, poder-se-ão, ainda, esperar volumes superiores, pelo menos nos próximos dois anos”, segundo Simon Heaney, responsável pelo trabalho de investigação sobre contentores da Drewry e editor do Container Forecaster.
Esta última edição do Container Forecaster inclui as previsões da Drewry para a operação mundial e regional de contentores, a frota de navios porta-contentores e como elas se combinarão para afectar as taxas de frete e a lucratividade das transportadoras até 2019.
Pequenas alterações na lista de encomendas, principalmente, resultantes de adiamentos nas entregas, atenuaram o súbito crescimento de capacidade para este ano e tiveram um efeito positivo nas relações de oferta e procura para 2018 e 2019, segundo a Drewry. “O cronograma de entregas apertado para 2018, com a maioria dos ULCVs a ser entregues no primeiro trimestre, deprimiu o índice de oferta-procura, mas o saldo vai melhorar com o avanço do ano”, disse Heaney. “Infelizmente, para as operadoras, isso não terá efeitos imediatos que possam minimizar o sentimento negativo espelhado nos contratos anuais, pelo que apenas se antecipa um pequeno aumento nas taxas médias de frete durante o ano.”
Heaney acrescentou, ainda, que a renovada actividade de contratação de novas construções ainda não está num nível que se corra o risco de piorar o equilíbrio entre a oferta e a procura.
As previsões de Drewry foram concluídas antes da escalada da hostilidade comercial entre os EUA e a China. Em relação a isso, a Drewry diz que ainda pode ser evitada uma guerra comercial e que, sem conhecer detalhes, é muito difícil quantificar o risco para o transporte de contentores. Por exemplo, muitos dos bens de alta tecnologia considerados passíveis de tarifas aduaneiras sobretaxadas serão transportados por via aérea, em vez de serem transportadas por mar. Num pior cenário, acredita-se que até 1% do tráfego de contentores mundial poderia ficar exposto e, se a situação se tornasse real, ter-se-ia de refazer as previsões da procura, claramente para baixo”.
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