Uma grande operação de salvamento pode ser necessária ao largo do Japão depois de outro navio da Maersk Line perdeu carga durante a viagem, no norte do Oceano Pacífico
O Maersk Eindhoven, de 13.100 TEU, tornou-se ontem o último a sofrer este tipo de acidente no Pacífico, ao perder energia e máquina durante a viagem para a Califórnia em condições de mau tempo, com subsequente queda de centenas de contentores ao mar. O acidente aconteceu perto do Japão, quando o navio de 11 anos navegava de Xiamen, na China, para Los Angeles. A tripulação está segura, a energia e propulsão foram restabelecidas e o rastreamento do navio sugere que o mesmo retrocedeu e se encaminha para um porto asiático.
A Mediterranean Shipping Co (MSC), empresa parceira da Maersk (2M Alliance), afirmou no seu site que, devido à paragem do motor e devido ao mau tempo, o Maersk Eindhoven perdeu “várias centenas” de contentores para o mar. Este é o sexto incidente relatado de contentores perdidos no mar desde 30 de novembro.
Os contentores perdidos no mar tornam-se potencialmente perigosos para o transporte marítimo na área e poluição ambiental. Poderão derivar para praias próximas e para o litoral das ilhas de Hokkaido e Kuril, no Japão, devido às correntes do Pacífico.
A Maersk disse que vai “dar prioridade na comunicação para os clientes cujos contentores poderão ter sido perdidos ou sofreram potenciais danos”. O porta-voz confirmou que o Maersk Eindhoven estava a procurar um porto seguro. “No momento, estamos avaliando as opções de porto seguro mais próximas e adequadas na Ásia para atracar o navio”, disse a Maersk Line em comunicado aos clientes.
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