14 de fevereiro de 2021

Antuérpia e Zeebrugge combinados para concorrer com Roterdão

A cidade de Antuérpia e a cidade de Bruges chegaram a um acordo para fundir os seus portos. O acordo das duas cidades marca o início de um processo de unificação que deve levar um ano até ser finalizado. Depois de concluída a fusão, os portos funcionarão com o nome de ‘Porto de Antuérpia-Bruges’. Em resultado da fusão, os portos poderão fortalecer a sua posição na cadeia de abastecimento global e consolidar o seu crescimento sustentável. Além disso, o porto unificado será mais resiliente aos desafios do futuro e assumirá a liderança na transição para uma economia de baixo carbono. A ambição é que o Porto de Antuérpia-Bruges se torne o primeiro porto do mundo a reconciliar economia, pessoas e ambiente.

A posição compartilhada dos portos de Antuérpia e Zeebrugge na cadeia de abastecimento global receberá um impulso significativo. O porto resultante da fusão tornar-se-á o mais importante porto de contentores (157 milhões de toneladas / ano), um dos maiores portos de carga fracionada e o maior porto de movimentação de veículos da Europa. Além disso, o porto representará mais de 15% do gás natural liquefeito transitado na Europa e, naturalmente, continuará a ser o polo químico europeu mais importante. Por fim, será o maior porto de cruzeiros do Benelux. Com uma movimentação total de 278 milhões de toneladas por ano, o porto unificado poderá consolidar a sua posição de liderança no mundo.

Unificar um porto é mais do que uma história de toneladas e volumes. A ambição é ser o primeiro porto do mundo a conciliar economia, pessoas e ambiente. O projeto de unificação visa a criação de valor acrescentado para as zonas circundantes de Antuérpia e Zeebrugge, para clientes e partes interessadas, bem como para a região da Flandres. Como parte de um plano conjunto, os dois portos definiram três prioridades estratégicas – crescimento sustentável, resiliência e liderança em energia e transição digital.

O Porto de Antuérpia-Bruges combinará o melhor dos dois mundos e concentrar-se-á nos pontos fortes de cada um deles. Os portos de Antuérpia e Zeebrugge são amplamente complementares. Por exemplo, Antuérpia é especializada no manuseio e armazenamento de contentores, cargas fracionadas e produtos químicos, enquanto Zeebrugge é um porto importante para o tráfego RoRo, manuseio de contentores e transbordo de gás natural líquido. Trabalhar mais estreitamente permitirá consolidar o crescimento sustentável, não só da participação de mercado individual de cada porto, mas também da participação conjunta de ambos os portos.

Para maximizar o valor agregado de um porto unificado, o Porto de Antuérpia-Bruges procurará desenvolver e otimizar a interconectividade entre os dois portos. O transporte ferroviário de mercadorias entre os dois locais será agrupado, o tráfego estuarino (por navios fluviais no Mar do Norte) será otimizado e as conexões por condutas também estarão na lista de prioridades.

Annick De Ridder, vereador do porto e presidente do conselho de administração da Autoridade Portuária de Antuérpia: “Estamos orgulhosos deste acordo histórico, que sela uma unificação há muito esperada. Ao unir forças, caminhamos para nos tornarmos o porto global da Europa, ao mesmo tempo em que reforçamos a nossa posição como o porto de contentores mais importante em termos de tonelagem, um porto RoRo sólido e um dos maiores portos de carga geral da Europa. Isso nos tornará ainda mais atraentes para os nossos atuais clientes, para novos investidores e para todas as outras partes potencialmente interessadas, e seremos, sem dúvida, o principal motor da economia de Flandres ”.

Dirk De fauw, prefeito de Bruges e presidente da Autoridade Portuária de Zeebrugge: “Estamos ansiosos por unir forças com o porto de Antuérpia e, assim, fortalecer a nossa posição como a porta de entrada mais importante para a Europa.”

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