De acordo com um novo estudo, apesar do esforço da comunidade global em tornar os oceanos mais limpos, os navios são autênticos "elefantes na loja de loiça", poluindo sem que ninguém fale, ao libertar, de modo contínuo, quantidades substanciais de metais tóxicos no mar.
O estudo, liderado pelo Dr. Gordon Watson da Universidade de Portsmouth e publicado na Environment International, coincide com o lançamento da “Década da Ciência do Oceano” da ONU que pretende dar foco a mares saudáveis e a uma “economia azul sustentável”.
“É irónico que, enquanto o mundo se foca na remoção da poluição por plástico, haja, simultaneamente, navios altamente poluentes bem debaixo dos nossos narizes”, disse o Dr. Gordon Watson, coordenador do estudo, da Universidade de Portsmouth.
Além de pretender influenciar os proprietários de embarcações a utilizar tintas e ânodos antivegetativos menos tóxicos, o Dr. Watson e colegas pedem legislação urgente para garantir que o transporte marítimo seja o centro das políticas oceânicas sustentáveis.
Os pesquisadores estudaram dados da década de 1980 sobre a quantidade de metais tóxicos em sedimentos da região do Canal da Mancha em mais de 300 locais costeiros e offshore. Embora eles tenham encontrado uma redução constante nos níveis gerais de contaminação por metais no fundo do mar na década de 1980, a investigação entre 2010-13 mostrou um aumento, parcialmente, ligado a metais específicos envolvidos nas atividades de navegação.
Ou seja, os pesquisadores descobriram que todos os navios, do veleiro ao navio de cruzeiro, libertam quantidades substanciais de metais, como cobre, zinco e níquel, que se acumulam nos sedimentos do oceano. Especificamente:
- O cobre é usado em tintas antivegetativas para garantir que o casco permanece livre de organismos marinhos que reduzem a velocidade dos navios, tornando o transporte mais caro.
- O zinco é originado dos blocos de metal ("ânodos de sacrifício") que, geralmente, são fixados abaixo da linha de água, para proteger o casco da corrosão.
- O níquel é, frequentemente, encontrado em altas concentrações na descarga de águas residuais de depuradores de gases de escape, com o objetivo de reduzir as emissões dos navios.
Sem comentários:
Enviar um comentário