10 de fevereiro de 2021

Capitão e 5 tripulantes do MSC Opera condenados a prisão

O processo criminal do acidente de 2019 no qual o navio de cruzeiro MSC Opera colidiu com um navio de cruzeiro fluvial e o cais, ao chegar a Veneza, foi encerrado. Em resultado, o capitão e alguns tripulantes foram condenados a prisão.

O acidente ocorreu em 2 de junho de 2019, quando o MSC Opera se aproximava do terminal de cruzeiros. O navio de cruzeiro não só não reduziu a velocidade ao se aproximar do cais, como até pareceu ter acelerado quando atingiu navio de cruzeiro fluvial da Uniworld e, em seguida, o cais. Os passageiros do pequeno navio de cruzeiro fluvial sofreram ferimentos ligeiros, embora o navio tenha sofrido danos substanciais.

De acordo com especialistas, foram cometidos vários erros pela tripulação do navio, com a MSC Cruzeiros a tentar culpar o construtor do navio, Chantiers de l'Atlantique, alegando falhas de projeto no navio de cruzeiro.

Outras questões citadas pelos especialistas referem-se à falha do engenheiro-chefe e do eletricista-chefe em atender a um aviso de possível falha no quadro elétrico principal relacionado com o fornecimento de energia ao motor e aos controlos de direção na ponte. Por outro lado, a MSC disse que o alarme não havia tocado, assumindo este facto como uma falha de projeto.

Além disso, os especialistas também relataram que o navio de cruzeiro navegava acima da velocidade permitida. Segundo a reportagem, dois rebocadores fizeram de tudo para diminuir a velocidade do navio de cruzeiro, mas sem sucesso. Os capitães dos rebocadores foram ambos inocentados.

Agora, a mídia italiana informa que o capitão do MSC Opera cumprirá cinco meses de prisão, enquanto o engenheiro-chefe e o eletricista-chefe dois meses cada um. Além disso, outros dois tripulantes passarão 10 dias na prisão, enquanto outros membros da tripulação, incluindo o oficial de serviço, o co-navegador e o oficial de segurança, foram exonerados.

Finalmente, a Uniworld, proprietária do River Countess, entrou com uma ação de quase US $ 14 milhões pelos danos que o seu navio sofreu.

Assistir ao vídeo do acidente 

Fonte 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário