17 de março de 2019

VLCC’s utilizados como tancagem de LSFO


Empresas sediadas em Singapura começaram a preparar-se para fornecer combustível marítimo com um teor máximo de 0,5% de enxofre, utilizando VLCC’s como armazenamento flutuante.
Cerca de 1 milhão de toneladas de componentes para a produção de combustível de 0,5% de teor de enxofre estão flutuam no mar da Malásia e de Singapura, disseram fontes do mercado.
"Três a quatro VLCCs foram usados como armazenamento de LSFO", disse um comercializador de óleo combustível de uma empresa ocidental. “Os stocks são, principalmente, componentes de óleo combustível com baixo teor de enxofre. Deve haver alguns destilados médios e petróleo bruto com baixo teor de enxofre.”
Os regulamentos da Organização Marítima Internacional indicam que o limite global do teor de enxofre no combustível para navios será reduzido, dos atuais 3,5%, para 0,5% a partir de 1 de Janeiro de 2020. Espera-se que a maior parte da procura por combustível de bancas passe para o óleo combustível com baixo teor de enxofre ou o gasóleo marítimo após a entrada em vigor do chamado IMO 2020.
Os VLCCs têm sido preferidos pelos traders que procuram armazenar componentes de baixo teor de enxofre devido, em parte, pelos navios possuírem instalações de aquecimento a bordo – os componentes com baixo teor de enxofre na Ásia geralmente têm um ponto de fluidez elevado, o que obriga a que esses materiais tenham instalações de aquecimento na cadeia de fornecimento.
Mesmo assim, a disponibilidade de combustíveis com baixo teor de enxofre na região será relativamente limitada, disseram as fontes, dada a escala de procura por bancas e a potencial necessidade de ter que mudar de combustível de alto teor de enxofre para combustível de baixo teor.
A procura por combustível de bancas com um limite máximo de 0,5% de enxofre está apenas a começar, essencialmente devido aos armadores quererem testar o produto em testes no mar, embora se presuma que as necessidades devem subir no quarto trimestre, segundo alguns traders.
Fora da Ásia, existem também empresas que iniciaram a armazenar produtos com baixo teor de enxofre, preparando-se para a migração para combustíveis navais compatíveis.
Fonte: The Shipping Tribune
Recorde de novos superpetroleiros a transportarem gasóleo para o ocidente
Fabricantes de navios na Ásia estão a enviar um número recorde de novas construções de supertanques para o oeste carregados com produtos derivados do petróleo, como o diesel, informou a empresa de recolha e tratamento de dados Vortexa na quinta-feira, acrescentando que muitos mais se lhes podem seguir.
Os navios-tanque de petróleo muito grandes (VLCC) carregam, em geral, produtos de petróleo refinados ou limpos na sua viagem inaugural antes de carregarem petróleo bruto.
 Até agora este ano, a Vortexa contabilizou sete novos VLCCs com carga de gasóleo (considerado um número recorde) – incluindo diesel de ultra baixo teor de enxofre (ULSD) – nas viagens inaugurais, igualando o número contabilizado em todo o ano de 2018. E, segundo a empresa, “mais partidas poderão estar agendadas”, referindo que tem informação que aponta a entrega de 15 VLCC’s já este ano e de mais oito, provavelmente entregues até o final de Março.
Esta actividade coincidiu com a queda dos stocks médios de destilados na Europa e o aumento dos stocks na Ásia, tornando as viagens para o oeste atraentes para os carregadores.
Três VLCC’s recém-construídos encontram-se, ao momento, a transportar destilados médios, o “Laurel Olímpico”, o “Dijilah” e o “Ascona”, que navegam ao largo da costa de Lomé, depois de partirem da Ásia, de acordo com dados fornecidos pelas Refinitiv, Vortexa e traders.
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