A tripulação do Polar Star,
o único quebra-gelo operacional dos EUA, completou a missão de reabastecimento
anual da Antárctica apesar de ter de ultrapassar uma série de dificuldades: um
sistema eléctrico que começou a deitar fumo, um dos dois evaporadores usados
para fazer água potável avariado, um veio de hélice começou com passagem de
água, além de várias quebras de energia generalizadas.
Depois de reabastecer a
Estação McMurdo, o Polar Star iniciou a sua viagem de regresso de 11.200 milhas
para a doca-seca em Seattle. No entanto, e apenas depois de 650 milhas navegadas,
ao norte de McMurdo Sound sucedeu novo incidente:
Às 21h do dia 10 de Fevereiro,
deflagrou um incêndio na sala do incinerador. A tripulação tentou apagá-lo com recurso
a extintores de incêndio, mas não conseguiu. Equipas de bombeiros combateram o
incêndio por quase duas horas antes de serem capazes de o dominar e extinguir.
Ninguém ficou ferido.
Embora os danos se tenham limitado
ao incinerador, os bombeiros tiveram que resfriar com água a tubaria de escape
de gases, o que danificou os sistemas eléctricos e o isolamento na sala do
incinerador. A causa do incêndio ainda está sob investigação.
A tripulação de 150 membros
do Polar Star quebrou quase 17 milhas de gelo para chegar ao McMurdo Sound. Em
30 de janeiro, o navio quebra-gelo escoltou um porta-contentor com 10 milhões
de libras de produtos de reabastecimento da Estação McMurdo, a Estação
Amundsen-Scott South Pole e outros campos de exploração dos EUA.
A Guarda Costeira planeia ter um novo quebra-gelo – o primeiro a ser
construído em duas décadas – na água até 2023, já que o Polar Star terminará
por essa altura a sua vida útil. O navio de 43 anos completou uma extensão de
dez anos de vida útil em 2013 para prolongar a sua operacionalidade até 2023.Fonte
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