9 de março de 2019

Único quebra-gelo americano em operação sofre incêndio

A tripulação do Polar Star, o único quebra-gelo operacional dos EUA, completou a missão de reabastecimento anual da Antárctica apesar de ter de ultrapassar uma série de dificuldades: um sistema eléctrico que começou a deitar fumo, um dos dois evaporadores usados ​​para fazer água potável avariado, um veio de hélice começou com passagem de água, além de várias quebras de energia generalizadas.
Depois de reabastecer a Estação McMurdo, o Polar Star iniciou a sua viagem de regresso de 11.200 milhas para a doca-seca em Seattle. No entanto, e apenas depois de 650 milhas navegadas, ao norte de McMurdo Sound sucedeu novo incidente:
Às 21h do dia 10 de Fevereiro, deflagrou um incêndio na sala do incinerador. A tripulação tentou apagá-lo com recurso a extintores de incêndio, mas não conseguiu. Equipas de bombeiros combateram o incêndio por quase duas horas antes de serem capazes de o dominar e extinguir. Ninguém ficou ferido.
Embora os danos se tenham limitado ao incinerador, os bombeiros tiveram que resfriar com água a tubaria de escape de gases, o que danificou os sistemas eléctricos e o isolamento na sala do incinerador. A causa do incêndio ainda está sob investigação.
A tripulação de 150 membros do Polar Star quebrou quase 17 milhas de gelo para chegar ao McMurdo Sound. Em 30 de janeiro, o navio quebra-gelo escoltou um porta-contentor com 10 milhões de libras de produtos de reabastecimento da Estação McMurdo, a Estação Amundsen-Scott South Pole e outros campos de exploração dos EUA.
A Guarda Costeira planeia ter um novo quebra-gelo – o primeiro a ser construído em duas décadas – na água até 2023, já que o Polar Star terminará por essa altura a sua vida útil. O navio de 43 anos completou uma extensão de dez anos de vida útil em 2013 para prolongar a sua operacionalidade até 2023.
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