10 de março de 2019

Primeira aprovação a sistema de propulsão eólica auxiliar


O grupo finlandês de tecnologia limpa Norsepower anunciou terça-feira que a sua inovadora solução Rotor Sail recebeu o primeiro certificado de homologação para este tipo de projecto concedido a um sistema auxiliar de propulsão eólica a bordo de um navio comercial.
A aprovação veio de uma das principais sociedades de classificação de navios, a DNV GL, e foi emitida em Fevereiro de 2019 após uma avaliação do projecto da Rotor Sail de 30 por 5 metros da Norsepower, dois dos quais instalados a bordo de um navio-tanque LR2, o Maersk Pelican.
A Norsepower diz que a certificação é um marco significativo e que os navios que operem esta tecnologia Rotor Sail são tecnicamente capazes de navegar em segurança, “em todas as situações operacionais e ambientais”.
A solução Rotor Sail da empresa é uma versão modernizada do rotor Flettner; um cilindro giratório que usa o efeito Magnus para aproveitar a energia eólica para impulsionar um navio e aumentar a economia de combustível.
A Rotor Sails já foi instalada em três navios e alcançou mais de 35.000 horas de operação, economizando mais de 4.500 toneladas de CO2, segundo a Norsepower. A solução também foi verificada de forma independente para reduzir o consumo de combustível em até 20%.
No mês passado, a Norsepower foi declarada vencedora do Prémio Internacional de Qualidade de 2018, em reconhecimento à capacidade da tecnologia Rotor Sail Solution de demonstrar contribuições ambientais positivas.
Fonte 
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O Seminário realizar-se-á no Auditório COMM, na Travessa de São João da Praça, nº 21, em Alfama, Lisboa, a 13 de Março, com início programado para as 17 horas.
A entrada será livre, embora careça de inscrição prévia pelo endereço electrónico, pelo telefone nº 218 880 781 ou pelo telemóvel nº 913 421 221.
Inscrição no Seminário através do site COMM 

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