26 de março de 2019

P&I Club TT publica relatório sobre acidentes com contentores


O TT Club, um dos principais fornecedores de serviços de seguros para o sector marítimo, enfatizou a necessidade de se colocar o foco nos produtos perigosos, como forma de conseguir maior segurança no transporte marítimo de contentores.
Dando como exemplo os incidentes que envolveram o Yantian Express – navio da Hapag-Lloyd que sofreu incêndio quando navegava para Halifax, vindo de Colombo – e o recente incêndio a bordo do Grande America no Golfo da Biscaia, o TT Club destacou o aumento no número de incêndios em contentores durante a sua passagem marítima, que têm vindo a afectar os navios de carga.
De acordo com os especialistas em avaliação de risco, esses incidentes causam, frequentemente, vítimas e danos massivos nos navios, provocando milhões de dólares de prejuízo, tanto às empresas do sector do transporte, como em perdas de carga.
Por outro lado, estes incêndios em carga também criam grandes transtornos às inúmeras indústrias envolvidas na cadeia marítima de abastecimento, tornando o movimento de mercadorias globalmente menos eficiente.
Estudos recentes demonstram que ocorrem incêndios em contentores, durante o transporte marítimo, a cada 60 dias; no entanto, em 2019 já sucederam quatro desses incidentes e ainda não terminamos o 1º trimestre.
O TT Club também revelou que, em 66% dos incidentes, os danos na carga se devem a práticas inadequadas no processo geral de embalagem, incluindo a identificação de carga, a sua declaração e identificação, a documentação e transferência de dados.
Em resultado dessas falhas, o sector de seguros da Marine Aviation & Transport (MAT) é obrigado a pagar, anualmente, mais de US $ 500 milhões por sinistros.
Segundo Peregrine Storrs-Fox, director de gestão de riscos do TT Club, "um aspecto particularmente crítico destes incidentes é a incorrecta declaração e o inconveniente manuseio de produtos perigosos."
Embora os diferentes tipos de carga sejam muitas vezes manuseadas de forma indevida, o processamento incorrecto de mercadorias perigosas – que representam 10% de tudo que é movimentado, anualmente, nas rotas marítimas – apresenta um risco maior de desastre para as companhias de navegação.
Se 20% desses contentores não forem manuseados correctamente – de acordo com as estimativas médias formuladas durante as inspecções das autoridades – serão cerca de 1,3 milhão, os contentores problemáticos, ​​com mercadorias perigosas que viajam a bordo de navios comerciais, todos os anos.
O TT Club afirmou que as linhas de contentores estão a tomar providências para lidar com este problema, apresentando soluções como o Sistema de Notificação de Incidentes de Carga (CINS) como forma de identificar mercadorias que poderão causar problemas durante o transporte, acrescentando “acima de tudo, é necessário que todos os envolvidos na cadeia de abastecimento tenham uma percepção realista do risco e uma atitude responsável em relação à responsabilidade.”
Fonte 

1 comentário:

  1. Será que a avaliação de risco do transporte de LNG em Contentores entre Lisboa e o Funchal está bem calculada?... Que tipo de certificação é necessária para este tipo de transporte?... É a mesma dos navios LPG ou a do LNG?... Ou é nenhuma?...

    ResponderEliminar