5 de março de 2019

Menor poluição com taxas de frete mais caras


A Seabury Maritime LLC, empresa global de assessoria em investimentos e merchant banking e indústria, uma divisão do Seabury Capital Group LLC, lançou um artigo técnico (white paper), produzido em cooperação com o Gemini Shippers Group, fornecendo informações e uma visão geral das questões relacionadas. à implementação do regulamento IMO 2020 relativo às emissões de óxido de enxofre.
A menos de 10 meses da entrada em vigor do regulamento da IMO 2020 sobre emissões de óxido de enxofre, a 1 de Janeiro, os transportadores e carregadores enfrentam uma desconfortável incerteza sobre os seus efeitos potenciais nos custos e taxas de frete ao entrarem no período de contratação 2019-2020 para a rota transpacífica. O regulamento da IMO 2020 exige a redução da emissão de óxido de enxofre de 3,5% m / m para 0,5% m / m.
 “O prazo de 2020 para reduzir as emissões de óxido de enxofre é uma das regulamentações mais significativas a afectarem o transporte marítimo de linha na história recente”, comentou o vice-presidente da Seabury Maritime, Nikos Petrakakos. "Com os custos de combustível que já representam mais de 50% do total das despesas operacionais, a regulamentação IMO 2020 vai representar um aumento significativo demasiado para as operadoras absorverem e permanecerem operacionais".
Com base na análise da Seabury Maritime, “o que hoje custa aproximadamente US $ 1.600 para enviar um contentor da China para a USEC, passará a custar mais US $ 600 após a entrada em vigor do regulamento IMO 2020. Os carregadores devem estar preparados para partilhar o risco de alterar os preços dos combustíveis através da avaliação dos cálculos, razoáveis ​​e transparentes, da sobretaxa de combustível.”
O white paper detalha que a falta de padrões industriais para o cálculo de sobretaxas de combustível ou uma visão clara dos custos subjacentes para o combustível com baixo teor de enxofre permite que os participantes estimassem, apenas aproximadamente, o seu impacto económico. Vários factores que afectam o cálculo das sobretaxas de combustível das transportadoras tornam-no complexo, pelo que é sempre tão importante fazê-lo com transparência, para poder construir a confiança de ambos os lados.
Kenneth O'Brien, director de operações do Gemini Shippers Group, comentou: “Por meio de nossa colaboração com os nossos parceiros na Seabury Maritime, identificamos os riscos inerentes e os factores de custos representados pelo regulamento IMO 2020. Foi nosso desejo adicionar transparência aos problemas, ajudando, tanto os transportadores, quanto os carregadores a atravessar a temporada de contratação de 2019-2020.”
Petrakakos explica, ainda, que “a intenção deste white paper é promover o diálogo aberto entre operadoras e transportadoras, fornecendo uma visão e um entendimento geral sobre as métricas usadas por trás dos cálculos de ´bancas.” Os principais argumentos do white paper incluem:
• 1º de Janeiro de 2020 marcará a implementação total dos regulamentos da IMO 2020 em ordem à redução do enxofre nas emissões;
• Emissão de óxido de 3,5% m / m para 0,5% m / m. As operadoras têm várias formas de cumprir essas novas regras. Cada método encerra vantagens, desvantagens e implicações de custo;
• Novos padrões de emissão levarão a melhorias significativas na poluição derivada das emissões dos navios;
• A conformidade levará a um aumento nos custos operacionais, que as transportadoras tentarão endossar aos expedidores por meio de novas fórmulas de bancas;
• As negociações dos contratos trans-Pacífico 2019-2020 ocorrerão em clima de incerteza sobre este perspectivado aumento de custos;
• Os carregadores devem aceitar e assumir que os benefícios das melhorias ambientais acarretam alguns aumentos nos custos do combustível de baixo teor de enxofre, pelo que se devem empenhar num diálogo total e numa revisão dos factores comerciais decorrentes da sobretaxa de combustível com os seus parceiros transportadores; e
• Se os custos de combustível já representam mais de 50% do total das despesas operacionais dos navios, e a IMO 2020 representa um aumento significativo das mesmas, é por demais evidente que é impossível às operadoras absorverem por si só estes custos e permanecerem operacionais.
“A transparência é a chave para criar confiança de que as operadoras estão, realmente, a passar esses novos custos de forma justa. A maioria dos dados sobre combustível pode parecer um importante segredo comercial, mas uma maior transparência pode levar a relacionamentos mais profundos e menor contestação de clientes suspeitos, enquanto melhor realça os esforços das operadoras na melhoria da eficiência de combustível e redução dos custos. A falta de clareza pode até mesmo causar um blackout injusto para os transportadores, nalguns casos, apenas por falta de compreensão das métricas”, conclui Petrakakos.
É imprescindível garantir a saúde financeira das cadeias de abastecimento das transportadoras e carregadores por isso a necessidade de um método transparente para calcular as sobretaxas de combustível e o impacto do custo do combustível com baixo teor de enxofre.
O white paper foi apresentado durante a Conferência Marítima Transpacífica do Journal of Commerce realizada de 3 a 6 de Março em Long Beach, CA.  

Entretanto, ciente da importância da aplicação deste importante Regulamento IMO 2020, o COMM – Clube dos Oficiais da Marinha Mercante leva a efeito o Seminário intitulado “DESCARBONIZAÇÃO – O Maior Desafio Tecnológico do Shipping (impactes tecnológicos e sociais), sendo o orador convidado o Sr. Professor Doutor Jorge Antunes.
O Seminário realizar-se-á no Auditório COMM, na Travessa de São João da Praça, nº 21, em Alfama, Lisboa, com início programado para as 17 horas.
A entrada será livre, embora careça de inscrição prévia pelo endereço electrónico secretaria.comm@gmail.com, pelo telefone nº 218 880 781 ou pelo telemóvel nº 913 421 221.
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