A gigante de navegação
dinamarquesa Maersk fez uma parceria com membros da Dutch Sustainable Growth
Coalition (DSGC) no maior projecto-piloto de biocombustíveis marítimos do
mundo.
Usando até 20% de
biocombustíveis sustentáveis de segunda geração em um dos seus navios Triplo
E, o teste permitirá a navegação de 25.000 milhas náuticas, de Roterdão a
Xangai e volta, exclusivamente com misturas de biocombustível, na que será a primeira
viagem do mundo a essa escala, economizando 1, 5 milhões de quilogramas de CO2
e 20.000 quilos de enxofre. A viagem ocorrerá entre Março e Junho de 2019.
Os membros do DSGC,
incluindo a FrieslandCampina, Heineken, Philips, DSM, Shell e Unilever,
iniciaram e patrocinaram o teste-piloto. A Shell actua como fornecedora de
combustível para o teste e a Maersk desempenha o papel de parceira operacional.
“Este teste piloto de
biocombustível numa rota marítima transoceânica representa um passo importante.
No entanto, são urgentemente necessárias muitas outras inovações. Essas só
podem ser desenvolvidas, testadas e implementados com sucesso em colaboração
com o sector, tal como esta ”, disse Jan Peter Balkenende, presidente do DSGC.
“Para alcançar a nossa meta
de zero líquido de emissões até 2050, precisamos de grandes avanços nos
próximos 10 anos. A Maersk não pode fazer isso apenas por si. É por isso que esta
colaboração com a DSGC e respectivos membros é um passo tão importante na
identificação e procura por soluções de baixo carbono”, disse Søren Toft, director
de operações da A.P. Moller-Maersk.
O transporte marítimo responde por 90% das mercadorias transportadas e
por 3% do total das emissões globais de CO2, podendo aumentar para 15% até
2050, se nada for feito. As contrapartes explicaram que a economia de CO2 nesta
viagem, só poe si, equivale ao CO2 anual emitido por mais de 200 habitações ou por
12 milhões de quilómetros percorridos por um automóvel comum.Fonte
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