Foram criados espaços de
estacionamento de emergência de até 700 camiões perto do porto de Roterdão, o
maior da Europa, em antecipação aos constrangimentos causados pela saída da
Grã-Bretanha da União Europeia.
As autoridades holandesas
disseram esperar a chegada ao porto de cerca de 400 camiões diários, destinados
à Grã-Bretanha, sem a devida documentação alfandegária, após o Brexit no dia 29
de Março.
Foram designadas cinco áreas
de transbordo onde os camiões podem estacionar e os motoristas podem preencher
os documentos necessários para o despacho da carga que sair da UE após o
Brexit.
"O plano visa minimizar
os atrasos extras resultantes dos procedimentos alfandegários extra e garantir
que os produtos sejam embarcados para o Reino Unido o mais rápido
possível", disseram as autoridades portuárias em comunicado.
Cerca de 40 milhões de
toneladas de mercadorias são transportadas entre os Países Baixos e a
Grã-Bretanha todos os anos através do porto de Roterdão. É também o principal
centro de carga de passagem de outros estados membros da UE para a
Grã-Bretanha.
Os holandeses têm contratado
e treinado centenas de novos funcionários aduaneiros para lidar com o aumento esperado
da carga de trabalho.
A Holanda, quinta maior economia da zona do euro e quinto maior
exportador do mundo, espera incorrer em 2,3 mil milhões de euros em custos directos
até 2023 se a Grã-Bretanha deixar a UE sem acordo de transição.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário