11 de março de 2019

Roterdão preparado para paralisação pelo Brexit


Foram criados espaços de estacionamento de emergência de até 700 camiões perto do porto de Roterdão, o maior da Europa, em antecipação aos constrangimentos causados ​​pela saída da Grã-Bretanha da União Europeia.
As autoridades holandesas disseram esperar a chegada ao porto de cerca de 400 camiões diários, destinados à Grã-Bretanha, sem a devida documentação alfandegária, após o Brexit no dia 29 de Março.
Foram designadas cinco áreas de transbordo onde os camiões podem estacionar e os motoristas podem preencher os documentos necessários para o despacho da carga que sair da UE após o Brexit.
"O plano visa minimizar os atrasos extras resultantes dos procedimentos alfandegários extra e garantir que os produtos sejam embarcados para o Reino Unido o mais rápido possível", disseram as autoridades portuárias em comunicado.
Cerca de 40 milhões de toneladas de mercadorias são transportadas entre os Países Baixos e a Grã-Bretanha todos os anos através do porto de Roterdão. É também o principal centro de carga de passagem de outros estados membros da UE para a Grã-Bretanha.
Os holandeses têm contratado e treinado centenas de novos funcionários aduaneiros para lidar com o aumento esperado da carga de trabalho.
A Holanda, quinta maior economia da zona do euro e quinto maior exportador do mundo, espera incorrer em 2,3 mil milhões de euros em custos directos até 2023 se a Grã-Bretanha deixar a UE sem acordo de transição.
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