A indústria marítima global
está agora no limiar de um movimento rumo à energia renovável, com o hidrogénio
a funcionar como o “teste do algodão”
no abandono de combustíveis fósseis, disse a Yaskawa Environmental Energy / The
Switch, uma empresa global de energia.
“Renováveis e combustíveis
alternativos estão a atrair crescente interesse, impulsionados pela maior consciencialização
ambiental dentro da sociedade, regulamentações mais rigorosas e uma necessidade
de todo o sector na optimização do uso de energia e gestão de custos”, disse
Asbjørn Halsebakke, gerente de produto da Marine Drives, Yaskawa Environmental
Energy/The Switch Norway.
Ville Parpala, director de
Marketing de Produtos da Marine Solutions, disse que o hidrogénio, combinado entre
sistemas híbridos e baterias, ajudará o transporte marítimo a mapear uma rota
para um futuro mais económico e ambientalmente correcto.
“O hidrogénio é um
combustível neutro em carbono”, afirmou ele. “Quando é produzido usando electricidade
de fontes renováveis, como energia solar ou hidroeléctrica, é efectivamente
livre de emissões. Na sua forma líquida, pode ser usado para carregar baterias
para propulsão eléctrica através de células a combustível. Penso que a sua
aceitação no sector marítimo irá surpreender muita gente, com novos
desenvolvimentos seguros conseguidos – tanto na Europa como na Ásia,
particularmente na China.
No entanto, ambos os
executivos concordam ao enfatizar que qualquer movimento pela opção hidrogénio
não será às custas do desenvolvimento de soluções híbridas e de baterias, mas
sim na conjugação de ambas. Os combustíveis fósseis continuarão a fazer parte
do mix no futuro previsível, dizem eles, mas a sua fatia do bolo vai encolher
com o tempo, ao contrário das baterias que irão ser cada vez mais populares.
“Todas as soluções eléctricas
para transporte marítimo de curta distância e soluções híbridas para offshore e águas profundas ajudam os
proprietários e operadores a cumprir as metas ambientais e de custo e, como
tal, tornar-se-ão cada vez mais comuns”, observou Halsebakke.
Fonte: Yaskawa Environmental Energy/The Switch Norway
Entretanto, ciente da
importância da aplicação deste importante Regulamento IMO 2020, o COMM – Clube
dos Oficiais da Marinha Mercante leva a efeito o Seminário intitulado
“DESCARBONIZAÇÃO – O Maior Desafio Tecnológico do Shipping (impactes
tecnológicos e sociais), sendo o orador convidado o Sr. Professor Doutor Jorge
Antunes.
O Seminário realizar-se-á no
Auditório COMM, na Travessa de São João da Praça, nº 21, em Alfama, Lisboa, com
início programado para as 17 horas.
A entrada será livre, embora careça de inscrição prévia pelo endereço
electrónico secretaria.comm@gmail.com,
pelo telefone nº 218 880 781 ou pelo telemóvel nº 913 421 221.Inscrição no Seminário
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