7 de março de 2019

Crescimento do recurso ao hidrogénio como combustível


A indústria marítima global está agora no limiar de um movimento rumo à energia renovável, com o hidrogénio a funcionar como o “teste do algodão” no abandono de combustíveis fósseis, disse a Yaskawa Environmental Energy / The Switch, uma empresa global de energia.
“Renováveis ​​e combustíveis alternativos estão a atrair crescente interesse, impulsionados pela maior consciencialização ambiental dentro da sociedade, regulamentações mais rigorosas e uma necessidade de todo o sector na optimização do uso de energia e gestão de custos”, disse Asbjørn Halsebakke, gerente de produto da Marine Drives, Yaskawa Environmental Energy/The Switch Norway.
Ville Parpala, director de Marketing de Produtos da Marine Solutions, disse que o hidrogénio, combinado entre sistemas híbridos e baterias, ajudará o transporte marítimo a mapear uma rota para um futuro mais económico e ambientalmente correcto.
“O hidrogénio é um combustível neutro em carbono”, afirmou ele. “Quando é produzido usando electricidade de fontes renováveis, como energia solar ou hidroeléctrica, é efectivamente livre de emissões. Na sua forma líquida, pode ser usado para carregar baterias para propulsão eléctrica através de células a combustível. Penso que a sua aceitação no sector marítimo irá surpreender muita gente, com novos desenvolvimentos seguros conseguidos – tanto na Europa como na Ásia, particularmente na China.
No entanto, ambos os executivos concordam ao enfatizar que qualquer movimento pela opção hidrogénio não será às custas do desenvolvimento de soluções híbridas e de baterias, mas sim na conjugação de ambas. Os combustíveis fósseis continuarão a fazer parte do mix no futuro previsível, dizem eles, mas a sua fatia do bolo vai encolher com o tempo, ao contrário das baterias que irão ser cada vez mais populares.
“Todas as soluções eléctricas para transporte marítimo de curta distância e soluções híbridas para offshore e águas profundas ajudam os proprietários e operadores a cumprir as metas ambientais e de custo e, como tal, tornar-se-ão cada vez mais comuns”, observou Halsebakke.
Fonte: Yaskawa Environmental Energy/The Switch Norway

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Inscrição no Seminário 

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