14 de setembro de 2021

Quem já não viu o choque do navio com a ponte?

É comum assistirmos a vídeos impactantes sobre acidentes de navios nas redes sociais. Há um que volta e meia é repetido até à exaustão e provoca comentários, alguns deles hilariantes (ou até mais do que isso...). Refiro-me ao acidente ocorrido em 2001, nos Grandes Lagos canadianos, quando o navio Winloc atingiu uma ponte rodoviária levadiça. Em traços gerais, a estória conta-se assim:

Em agosto de 2001, o graneleiro Windoc encontrava-se alinhado com a Ponte 11 do Canal Welland em Ontário, Canadá. Após receber a luz intermitente laranja de aproximação, indicando que o operador da ponte estava ciente da presença do navio, o capitão manteve a linha central e a velocidade de 5 nós. Minutos depois, quando o navio estava a, aproximadamente, a metade do caminho sob a ponte, o terceiro oficial observou que as luzes de sinalização da ponte ficaram totalmente vermelhas estava no meio da ponte, e que esta estava a descer.

Pelas 20:53, o capitão fez soar vários toques com o apito do navio e chamou o TCC no canal VHF 14. Entretanto parou de imediato os motores e ordenou a evacuação da casa do leme. O comandante e o terceiro oficial deixaram a casa do leme pela asa da ponte de estibordo. À medida que desciam a escada de acesso, o vão basculante da ponte atingiu o navio ao nível das janelas dianteiras da casa do leme, destruindo-a e à chaminé do navio. O timoneiro permaneceu no seu posto na casa do leme, deitando-se no chão, enquanto o vão da ponte lhe passava por cima. Livrou-se dos escombros e desceu vivo pela escada até o convés. O navio incendiou e encalhou 300 metros à frente.

Milagrosamente, ninguém foi morto ou ficou ferido no evento.

 A St. Lawrence Seaway Management Corporation (operadora da ponte) negou, inicialmente, a responsabilidade pelo acidente, mas depois pagou os danos após o Transportation Safety Board (TSB) do Canadá ter emitido um relatório (M01C0054) onde refere que o desempenho do indivíduo que operava a ponte na época estava “provavelmente prejudicado” quando baixou o vão da ponte prematuramente.

O MS Windoc era um cargueiro Lake ou laker, inicialmente construído como graneleiro na Alemanha Ocidental em 1959. Entrando em serviço naquele ano como Rhine Ore, o navio foi renomeado Steelcliffe Hall em 1977 e reconstruído como um laker. Em 1988, o navio foi, de novo, renomeado, desta feita para Windoc.

Como graneleiro, o navio tinha uma tonelagem de registo bruto de 8.202 toneladas e uma tonelagem de porte bruto de 19.918 toneladas. O navio media 166,4 metros no total e 157,5 metros entre perpendiculares, com uma boca de 22,6 metros. O navio era movido por um motor diesel e tinha velocidade máxima de 14,5 nós.

Após a reconversão para laker, a tonelagem de registo bruto aumentou para 18.531 toneladas e a tonelagem de porte bruto para 29.050 toneladas. O comprimento total do navio foi aumentado para 222,5 metros (e para 218 metros entre as perpendiculares). A boca também aumentou para 23,1 metros.


É esse vídeo curto, mas interessante, da colisão do navio com a estrutura da ponte e das suas consequências imediatas, que ainda hoje está disponível e corre pelas redes sociais, e que poderá ver abaixo.

Caso pretenda ler o relatório da comissão de inquérito ao acidente poderá fazê-lo a partir deste endereço.




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